Fechada desde janeiro de 2021, a antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA) vai voltar à ativa sob a bandeira BYD. Na última semana, a fabricante chinesa de veículos eletrificados assinou um protocolo de intenções com o governo local em que se compromete a investir R$ 3 bilhões na unidade para a instalação de três novas linhas de montagem.
De acordo com o governo local, o termo contempla a produção de chassis de caminhões e ônibus a baterais, bem como carros elétricos e híbridos, além de uma unidade para processamento de lítio e ferro fosfato. Neste último caso, os materiais são os componentes básicos das baterias Blade. Para isso, deve gerar 1.200 empregos diretos.
Questionada pelo Jornal do Carro, a fabricante não se manifestou sobre os detalhes do acordo. “O protocolo de intenção realmente foi assinado, mas há pendências ainda em análise”, respondeu a assessoria da fabricante chinesa.
Quando fica pronta?
Com a ideia de impulsionar o desenvolvimento industrial e comercial da Bahia, as obras começam em meados de 2023. Assim, há estimativa de conclusão até 2025. De acordo com o cronograma, duas linhas de montagem devem ser finalizadas no último trimestre de 2024. A primeira unidade a operar será a de processamento de fosfato e lítio (das baterias). No acordo, os insumos serão extraídos do Brasil e a produção será exportada para a China.
Na sequência, começa a fabricação de chassis de ônibus e caminhões 100% elétricos. Estes, portanto, abastecerão os mercados do Norte e Nordeste do País. Por fim, a terceira linha – carros elétricos e híbridos plug-in – começará a operar em janeiro de 2025. Isso, portanto, complementará a atual linha da marca no País. Hoje, a BYD comercializa por aqui os elétricos Tan, Han, D1 (foto abaixo), além do o SUV híbrido plug-in Song Plus.
A princípio, o acordo envolve incentivos fiscais até 31 de dezembro de 2032, conforme definição do Programa Especial de Incentivo ao Setor Automotivo da Bahia (Proauto) e do Programa de Desenvolvimento Industrial e de Integração Econômica (Desenvolve). Neste plano de negócios, a BYD precisa contratar e capacitar mão de obra local, bem como negociar com fornecedores estabelecidos na Bahia. Além disso, vai estabelecer o porto de Salvador como importador de veículos da marca.
Ford e governo da Bahia
Bem como aconteceu com a Ford, em 2001, a BYD se instalaria na fábrica de Camaçari por meio de concessão estadual. De acordo com reportagem do portal Automotive Business, o presidente do sindicato dos metalúrgicos de Camaçari, Julio Bonfim, afirma que “a Ford terá de entregar a fábrica porque o terreno e a estrutura pertencem ao governo da Bahia”. Segundo Bonfim, “a montadora se mantém proprietária dos ativos apenas se seguir com atividade produtiva”, sugere o contrato de concessão firmado à época. “O maquinário ela (a Ford) já retirou do local”.
Por fim, a publicação aponta que há recomendações expressas para a chegada da BYD à Camaçari. “As contratações devem priorizar ex-funcionários (da Ford), considerando a experiência que acumulam em linha de produção.” Cabe recordar que, quando fechou as portas, em 11 de janeiro de 2021, a Ford fechou mais de 10 mil postos de trabalho. A unidade responsável pela produção do Ecosport e da linha Ka se tornou um marco para a região. E levou várias outras empresas, que estabeleceram o polo automotivo baiano.