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Toyota revela nova geração do híbrido Prius com autonomia de 1.250 km e placas solares
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Toyota revela nova geração do híbrido Prius com autonomia de 1.250 km e placas solares

Híbrido Toyota Prius chega à quinta geração em 25 anos com motor mais potente e novas baterias com o dobro de autonomia em modo elétrico

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

16 de nov, 2022 · 4 minutos de leitura.

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Prius
Prius já foi registrado no Brasil, mas ainda não tem previsão de chegada
Crédito:Toyota/Divulgação

Primeiro carro híbrido de produção em massa no mundo, o Toyota Prius estreou em 1997 e é o veículo eletrificado mais vendido de todos os tempos. Pelo pioneirismo, sempre apontou tendências, mas, nesta quinta geração – que chega ao mercado europeu no segundo trimestre de 2023 -, talvez a palavra mais precisa é maturidade.

O modelo chega com visual bastante moderno e envolvente. Inclusive, tem aparência até mais futurista que os carros elétricos da marca. Entretanto, mantém os conjuntos híbridos tradicionais, com versões híbrida (ainda não especificada) e do tipo plug-in. Ou seja, a história de versão a hidrogênio não passava de especulação. Ao menos por enquanto.



A começar pela mecânica, o Prius chegará à Europa com opção híbrida do tipo plug-in (PHEV). O conjunto reúne motor 2.0 de a gasolina e outro elétrico que, combinados, geram 223 cv. O modelo anterior tinha motor 1.8 de 122 cv, como no Corolla híbrido flex.

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De acordo com a Toyota, as baterias de íons de lítio ficam instaladas sob o banco traseiro. Na comparação com as baterias de níquel-hidreto metálico da geração anterior, passou de 8,8 kWh de capacidade para 13,6 kWh. Assim, o alcance no modo elétrico é 50% maior. Assim, a autonomia subiu de 63 km para quase 95 km. E o alcance combinado chega a 1.250 km.

Toyota
Toyota/Divulgação

Detalhes estéticos

O novo Toyota Prius vem equipado com iluminação full LEDs e luzes diurnas em formato de “C”. Na parte de trás, o conjunto também é de LEDs e vai de uma ponta a outra da carroceria. A tampa do porta-malas é alta e ajuda a realçar o formato de cupê na traseira.


Toyota
Toyota/Divulgação

No habitáculo, o modelo japonês tem painel semelhante ao do elétrico bZ4X. O estilo lembra o i-Cockpit da Peugeot, com quadro de instrumentos digital (7″) acima do volante, que é compacto e cheio de botões. A tela central tem 12,3 polegadas. De acordo com a Toyota, o Prius usa a base TNGA (GA-C) do Corolla, mas tem entre-eixos maior, o que ampliou o espaço na cabine. Além disso, o centro de gravidade foi beneficiado e o coeficiente de arrasto (Cx) está menor.

Toyota/Divulgação

Mais segurança

O Toyota Safety Sense agora vem de série no Prius. Assim, o híbrido passa a ter controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência de faixa e frenagem automática com detecção de pedestres e ciclistas. No mais, o modelo pode ser controlado pela chave para entrar e sair de vagas – como no Kia EV6, por exemplo. Aqui, entretanto, a tecnologia foi batizada como Advanced Park. Por fim, haverá versão com painel fotovoltaico no teto.

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