Em 2022, a General Motors anunciou uma ofensiva de carros elétricos no Brasil a partir de 2023. O primeiro modelo inédito será o Bolt EUV. Trata-se do crossover do Chevrolet Bolt 2023. Ou seja, é mais alto e comprido que o hatch. Pois o SUV elétrico, que estreia no segundo semestre, já está em testes no Brasil, conforme mostram os primeiros flagras no País.
Nas imagens publicadas pelo perfil @gessnermotors, no Instagram, o Bolt EUV aparece em um estacionamento sem qualquer camuflagem. Há adesivos apenas no logotipo da Chevrolet e na identificação da versão. O visual é parecido com o do hatch elétrico. Entretanto, tem características próprias. É o caso, por exemplo, da assinatura de LEDs dos faróis. O SUV tem 4,30 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,61 m de altura e 2,67 m de entre-eixos.
Mesmo motor
Além de compartilhar a arquitetura com o hatch, o Bolt EUV usa o mesmo conjunto elétrico. Ou seja, traz o motor de 203 cv de potência e 36,7 mkgf de torque. Já o pacote de baterias tem 66 kWh de capacidade. Com isso, o SUV acelera de zero a 100 km/h em cerca de 7 segundos e tem autonomia de até 416 km com a carga completa.
Em relação aos equipamentos, o Bolt EUV também deverá compartilhar a mesma lista. Dessa forma, terá multimídia com internet e câmera 360°. Espera-se também por recursos semiautônomos como controle de cruzeiro adaptativo (ACC), alerta de ponto cego, frenagem automática, entre outros. Com isso, o crossover deve custar próximo de R$ 350 mil.
Outros lançamentos
Além do SUV do Bolt, a GM confirmou que vai vender os novos Equinox EV e Blazer EV no Brasil. Nos Estados Unidos, o Equinox elétrico deve estrear primeiro, com vendas em 2024 e preço abaixo do Bolt. Assim, será o Chevrolet a baterias mais acessível, o que deverá acontecer também no Brasil. Em seguida vem o Blazer elétrico, com vendas a partir de 2025.