A gigante de tecnologia chinesa Xiaomi revelou seu primeiro veículo elétrico e anunciou que pretende se tornar uma das cinco principais empresas automotivas do mundo. Seu sedã, chamado SU7 (pronuncia-se Sue Qin, em mandarim) foi bastante aguardado após ficar em desenvolvimento por mais de três anos.
O SU vem de Speed Ultra, algo como ultravelocidade. E a companhia não está para brincadeiras, já que promete uma aceleração mais rápida o Tesla Model S e o Porsche Taycan, por exemplo. Além disso, tem planos de investir 10 bilhões de yuans (R$ 6,8 bilhões na conversão direta) na divisão Xiaomi Motors na próxima década.
Mas o sedã, cujas vendas devem começar em alguns meses, estreia em um momento em que o setor automobilístico na China – o maior do mundo – está sofrendo com uma capacidade de produção excessiva e, ao mesmo tempo, uma queda na demanda. Isso tem causado uma acirrada guerra de preços entre as montadoras.
Entretanto, esse cenário não impediu o CEO da empresa, Lei Jun, de declarar quais são os objetivos da empresa. “Trabalhando com afinco nos próximos 15 ou 20 anos, nos tornaremos umas das cinco principais fabricantes de veículos do mundo. Além de nos esforçarmos para impulsionar a indústria automotiva na China em geral”, disse. Seus planos incluem ainda construir um “carro dos sonhos” para concorrer com a Porsche e a Tesla.
Tecnologia dos celulares Xiaomi
O SU7 terá o mesmo sistema operacional HyperOS dos celulares da Xiaomi na central multimídia. Desse modo, os motoristas terão acesso ilimitado aos mesmos aplicativos já presentes no atual portfólio da companhia para os seus telefones. Mas também será compatível com os dispositivos da Apple.
Em termos de motorização, serão duas opções disponíveis. A primeira terá motor único posicionado na traseira de 299 cv e 40,8 mkgf que atinge velocidade máxima de 210 km/h. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 5,28 segundos e sua autonomia declarada é de 668 km.
Já a segunda, chamada Max, virá com dois motores, um em cada eixo, para entregar 673 cv e e impressionantes 85,5 mkgf, além de atingir 265 km/h. Chega aos 100 km/h em apenas 2,78 s. O alcance também surpreende: 800 km, de acordo com a Xiaomi.
As baterias virão da BYD e o sedã poderá receber radares para o funcionamento das tecnologias semiautônomas de nível 2 de última geração. Os preços ainda não foram anunciados, mas o CEO afirmou que “serão um pouco altos, mas todos entenderão que o valor é justificável”.
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