Depois de a Toyota Hilux ganhar uma versão híbrida leve em mercados da Europa e Oceania no ano passado, agora é a vez do SW4 receber o mesmo sistema. O SUV estreou na África do Sul (onde se chama Fortuner) com a tecnologia que deixa o conjunto mais eficiente. A expectativa é de que o modelo esteja disponível em outros mercados mundo afora nos próximos meses, inclusive no Brasil.
Visualmente, não há diferenças em relação ao carro convencional. Contudo, sob o capô o sistema híbrido leve combina uma bateria de 48 volts, que é carregada por um alternador e pela regeneração da frenagem. Esse conjunto, entretanto, não é capaz de tracionar o veículo no modo elétrico sozinho, como em híbridos tradicionais. Sua função é alimentar a parte elétrica do carro quando o motor a combustão está desligado, ou quando o start-stop estiver funcionando, por exemplo.
Quais as vantagens do SW4 híbrido leve?
A tecnologia híbrida leve ajuda o conhecido 2.8 turbodiesel a ficar mais eficiente e oferecer acelerações mais silenciosas, de acordo com a Toyota. Os 16 cv e 4,3 mkgf extras do sistema se somam aos 204 cv e 50,9 mkgf do motor a combustão para dar uma força nas arrancadas.
A montadora diz ainda que o SW4 MHEV é 5% mais econômico que as versões tradicionais. Além disso, tem respostas mais suaves na aceleração e uma partida mais suave no acionamento do sistema start-stop.
Na África do Sul, onde foi lançado, o SUV traz o mesmo câmbio automático de seis marchas do carro vendido no Brasil – que é fabricado na Argentina -, mas tem opção de tração dianteira (indisponível aqui) ou traseira. O modelo também traz alguns equipamentos novos na versão MHEV, como câmera 360o e pacote de tecnologias semiautônomas Toyota Safety Sense.
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