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Caoa Filho revela Tiggo 9 no Salão de Pequim; veja as estreias
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Caoa Filho revela Tiggo 9 no Salão de Pequim; veja as estreias

Salão de Pequim 2024 mostra força das chinesas com muitos lançamentos de marcas que chegarão ao Brasil em breve, como Omoda e Jaecoo

Thais Villaça, de Pequim (China)*

26 de abr, 2024 · 7 minutos de leitura.

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Chery Tiggo 9 Salão de Pequim
Caoa Chery Tiggo 9 estreia no Salão de Pequim e virá ao Brasil até 2026 com o Grupo Caoa
Crédito:Thais Villaça/Estadão

O Salão do Automóvel de Pequim atrai olhares do mundo todo, inclusive do Brasil. Afinal, as novas marcas chinesas que chegaram ao mercado brasileiro recentemente fazem sucesso, o que chamou a atenção de outras montadoras que vão desembarcar em breve no País. Além disso, a China é o maior mercado automotivo do mundo. Em 2023 foram mais de 30 milhões de carros vendidos. E as fabricantes ocidentais querem suas fatias nesse bolo.



Por isso, o Salão de Pequim de 2024 é palco de muitas novidades. Nem todas vão para o Brasil, naturalmente. Mas algumas marcas já confirmaram lançamentos que vão, sim, desembarcar em solo nacional. É o caso do Chery Tiggo 9, que chegará, como de praxe, pelas mãos do Grupo Caoa.

Chery Tiggo 9 Salão de Pequim
Thais Villaça/Estadão

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O carro, aliás, foi revelado por Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, o atual presidente da empresa e filho do fundador, que morreu em 2021. O SUV será o modelo de topo da marca, terá versões de cinco e sete lugares e já foi até registrado no Brasil. O prazo de estreia, contudo, ainda é incerto, mas as apostas são para o final de 2025.

Kia EV5 no Brasil? Fica a expectativa

Thais Villaça/Estadão

Outro modelo que já estreou faz alguns meses, mas que chegará ao Brasil é o Kia EV5. O SUV elétrico está fase de homologação no País. A sul-coreana, entretanto, não confirma oficialmente o lançamento. Talvez por conta do EV6, que foi confirmado, chegou a ter unidades de testes para a imprensa, mas as vendas nunca começaram de fato. O EV5 é um SUV que entrega 275 cv de potência e 31,6 mkgf de torque máximo e poderá ser o primeiro modelo da nova linha de carros elétricos da Kia no mercado brasileiro.


Volvo EX90 estreia em Pequim

Outro conhecido que deu as caras em Pequim foi o Volvo EX90. O grandalhão elétrico já está até no site da empresa sueca como futuro modelo para o mercado nacional, mas a data de estreia ainda é um mistério. Seu irmão menor, o EX30, atrasou o lançamento por aqui, portanto, o SUV maior também deverá demorar um pouco ainda.

Lamborghini Urus SE híbrido plug-in
Thais Villaça/Estadão

Lamborghini Urus SE híbrido aparece em público

Um dos SUVs mais potentes do mundo também ganhou versão híbrida. O Lamborghini Urus SE combina o conhecido 4.0 V8 a um motor elétrico para entregar 800 cv e 71,5 mkgf. Seu lançamento foi confirmado para o Brasil durante a chegada do Sterrato em terras tupiniquins, mas ainda sem data prevista para o início das vendas.


Jaecoo J7 Salão de Pequim
Thais Villaça/Estadão

Omoda e Jaecoo: de Pequim para o Brasil

Para finalizar a lista de novidades estão os carros que chegarão ao País pelas mãos da Omoda e Jaecoo, marcas que começam a operar no Brasil no início do segundo semestre. Da linha Omoda, o elétrico E5 e o híbrido leve 5 já estavam de malas prontas para o Brasil desde o anúncio da chegada das marcas por aqui, no fim do ano passado. Mas faltava bater o martelo sobre os carros da Jaecoo.

Omoda 5 Salão de Pequim
Thais Villaça/Estadão

O primeiro a receber passaporte brasileiro será o J7 (cujo nome poderá ser só 7 aqui), um SUV quadradão com pegada mais off-road e porte de Jeep Compass. O modelo está sendo homologado e deve chegar às lojas em outubro ou novembro deste ano. Já o J8 (ou somente 8), um veículo maior para seis passageiros, deverá ficar para o início de 2025.

Jaecoo J8 Salão de Pequim
Thais Villaça/Estadão

As novas marcas terão 50 concessionárias no Brasil já em 2024 e planejam lançar 9 produtos no Brasil até o fim de 2026. No mesmo ano, aliás, deverá começar a produção nacional das montadoras, mas ainda com local indefinido. Atualmente há conversas para que a Omoda e Jaecoo assumam a fábrica da Caoa em Jacareí, no interior de São Paulo. Contudo, como “plano B”, a empresa chinesa também procura outros locais para construir uma unidade fabril totalmente do zero no Brasil.


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