Por enquanto, o líder do segmento (considerando compactos, médios e grandes) vem sendo atropelado por outros SUVs. Rivais diretos? Depende.
O Compass é SUV médio. Os modelos que o ultrapassaram (alguns, com folga) são compactos. Porém, algumas versões de Creta e Kicks concorrem diretamente com o Jeep de entrada.
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Os rivais diretos do Compass, porém, são modelos como ix35, ASX, Sportage, etc. Tiguan e Equinox? Em preço, são concorrentes sim, dependendo da versão. Porém, o VW e o Chevrolet são maiores.
Mas eles não são também SUVs médios? Eles são. No entanto, o segmento de SUVs, como um todo, está crescendo tanto que fica cada vez mais difícil classificar os que são e não são rivais diretos.
Mas que uma questão de tamanho, a rivalidade hoje é também uma questão de posicionamento.
Mas voltemos ao Jeep Compass. O SUV médio, desde o ano passado, está liderança com folgas a categoria de SUVs, independente do tamanho. Agora, perdeu muitas posições.
Além disso, por pouco, não fica fora do “top 20” do ranking geral de emplacamentos.
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SsangYong Actyon
A equipe do Jornal do Carro escolheu os carros que considera os mais feios do País, seja pelo conjunto todo ou apenas por uma parte dele (dianteira, traseira, lateral, interior ou detalhes). A lista privilegiou veículos que estão à venda atualmente, mas há também alguns automóveis do passado recente - para que as marcas se lembrem do erro e não voltem a cometê-los. Um exemplo desse segundo grupo é um marco da feiura automotiva, o Actyon, que deixou de ser oferecido recentemente, quando a SsangYong parou de atuar no País
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Toyota Etios
O carro melhorou por dentro, mas por fora continua praticamente idêntico desde que foi lançado, em 2012. Visual é ponto fraco do carro
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Toyota Etios
O carro melhorou por dentro, mas por fora continua praticamente idêntico desde que foi lançado, em 2012. Visual é ponto fraco do carro
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Toyota Etios Sedan
A versão sedã do Etios também não se salva. A traseira lembra um pouco a do primeiro Renault Logan
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Toyota Etios Sedan
A versão sedã do Etios também não se salva. A traseira lembra um pouco a do primeiro Renault Logan
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Linha Etios
O interior do carro melhorou para a linha 2017. Com elementos digitais, o painel ficou até bonitinho
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Fiat Doblò
O carro já passou por algumas reestilizações, mas seu visual, no estilo "caixa", não é dos mais atraentes
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Fiat Doblò
O carro já passou por algumas reestilizações, mas seu visual, no estilo "caixa", não é dos mais atraentes
9/30
Toyota Prius
Desenho polêmico, muito futurista
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Toyota Prius
Além disso, a dianteira não casa muito bem com a traseira
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Toyota Prius
O interior, porém, compensa a parte externa. É belo e bem acabado
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Mercedes-Benz Classe C
Dizer que ele é feio é polêmico, mas olhe bem: essa traseira não parece um pouco de carros sul-coreanos de gerações passadas? Essa é a opinião de um dos repórteres do Jornal do Carro.
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Mercedes-Benz Classe C
Além disso, como no Prius, o casamento entre traseira e dianteira (que é muito bonita) não é dos mais bem sucedidos
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Mercedes-Benz Classe C
E tem a tela da central multimídia, que parece um tablet mal adaptado, né? Crítica constante nos comparativos do Jornal do Carro, inclusive
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Volkswagen Up!
As linhas são simples e um quadradas também. Com excelente mecânica e boa dirigibilidade, o Up! certamente não tem o visual como o ponto forte
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Volkswagen Up!
O interior do Up! também não é dos mais bonitos
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Renault Oroch
O visual dos modelos da plataforma do Logan melhorou nos últimos anos, mas a adaptação desse desenho a uma picape não ficou boa
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Renault Oroch
O visual dos modelos da plataforma do Logan melhorou nos últimos anos, mas a adaptação desse desenho a uma picape não ficou boa
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Renault Oroch
O visual dos modelos da plataforma do Logan melhorou nos últimos anos, mas a adaptação desse desenho a uma picape não ficou boa
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Renault Oroch
O visual dos modelos da plataforma do Logan melhorou nos últimos anos, mas a adaptação desse desenho a uma picape não ficou boa
21/30
Chevrolet Spin
A lista não ficaria completa sem a presença do Spin, que veio para substituir, ao mesmo tempo, Meriva e Zafira - e, esteticamente, não superou nenhum dos dois modelos
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Chevrolet Spin
A lista não ficaria completa sem a presença do Spin, que veio para substituir, ao mesmo tempo, Meriva e Zafira - e, esteticamente, não superou nenhum dos dois modelos
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Peugeot 307 Sedan
O ponto forte da Peugeot é o estilo, mas, com 307 Sedan, de meados dos anos 2000, a marca não foi feliz
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Peugeot 307 Sedan
A impressão é de que a marca adaptou uma traseira ultrapassada ao hatch 307. Não ficou bom. E o sucesso comercial nunca veio
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Nissan Tiida Sedan
A mesma impressão do 307 vale para o mexicano Tiida Sedan
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Nissan Tiida Sedan
A traseira quadradona não era das mais atraentes
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Chevrolet Agile
O carro lançado em 2009 veio para ficar posicionado acima do Celta, mas não tinha mais méritos que o modelo de entrada
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Chevrolet Agile
O desenho deixava a desejar tanto externa quanto internamente. A chegada do Onix foi determinante para aposentar esse modelo
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Renault Logan
Um dos clássicos da feiura no passado recente dos carros brasileiros é o primeiro Logan, praticamente idêntico ao carro europeu vendido pela marca romena de baixo custo Dacia. O visual atual é bem mais moderno e bonito que o dos primórdios
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Effa M100
O primeiro carro de passeio chinês disponível no País lembrava muito um monovolume de linhas esquisitas. Esteticamente, a impressão inicial dos veículos da China no Brasil não foi boa
Queda do SUV médio Compass
Os números mostrados nesta análise são de 1º a 13 de setembro. Por isso, falta um dia apenas para o fechamento da primeira quinzena (sexta-feira, 14). Isso porque nos dias 15 e 16 não há emplacamentos.
Por enquanto, o SUV médio vem levando um “atropelo”. Principalmente do Creta, que lidera a categoria. O Hyundai somou 1.898. Com isso, já vendeu 34% a mais que o Compass.
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O segundo colocado por enquanto é o Kicks, com 1.631 emplacamentos, seguido pelo Renegade, que teve 1.448 unidades vendidas.
O SUV médio Compass é apenas quarto. Somou 1.411 exemplares comercializados de 1º a 13 de setembro. Está imediatamente à frente do HR-V, com 1.398.
No ranking geral de vendas, faltou pouco para o Compass, presença constante no “top 10”, ficar fora da lista dos 20 mais vendidos. Por enquanto, ele ocupa a 19ª posição.
O SUV médio vai ficar para trás?
Provavelmente não. Em agosto, o Compass estava atrás do Creta a dois dias do fechamento do mês. No fim das contas, conseguiu fechar o período à frente.
Agora, talvez, o SUV médio até perca a liderança dos utilitários-esportivos. Mas deve ficar em uma posição bem melhor que a quarta que possui agora.
Tanto Compass quanto Creta, Kicks e Renegade estão tendo vendas diretas muito fortes. No caso do Nissan e Hyundai, a maior parte dos negócios no atacado são fechados com pessoas com deficiência (ou PCD, que têm descontos).
O ranking da primeira quinzena, portanto, pode indicar que uma ou outra marca teve muitos emplacamentos provenientes de vendas no atacado em determinado período. Assim, o quadro pode se reverter nos próximos dias (e vamos acompanhar para checar se haverá ou não mudanças).
O fato é que nada de absurdo ocorreu com o Compass. Ele não teve aumentos de preços relevantes. Além disso, também não foi afetado por rivais diretos – no caso dos indiretos, pode ter perdido um pouco de clientes para o Creta.
E os rivais diretos
É fácil perceber que os rivais diretos, os SUVs médios, não estão tirando vendas do Compass. ix35 ASX, RAV4, Sportage e cia estão na média. Nenhum deles emplacou nem 300 unidades até agora.
Mesmo o Tiguan, que pode tirar clientes do Compass, não está tendo desempenho acima da média. Até agora, emplacou pouco mais de 200 unidades.
Assim, nota-se que, além de continuar líder disparado dos SUVs médios, o Compass não sofre ameaça desses carros em setembro. Ao menos por enquanto.
O SUV médio da Jeep, na verdade, não tinha obrigação nenhuma de liderar o segmento de SUVs. Afinal, está em uma categoria superior à dos compactos.
Porém, como lidera, e com folgas, é sempre um sinal de alerta quando ele perde não apenas uma, mas três colocações no ranking.