Primeira Classe

Carros que carregam suas marcas nas costas

Marcas que têm modelos de entrada dependem deles para ficar no topo de vendas. É o caso da Ford que, sem o hatch Ka despencaria no ranking

Rafaela Borges

05 de fev, 2019 · 7 minutos de leitura.

Hatch Ka" >
Ford Ka
Crédito: Foto: Gabriela Biló/Estadão

SUV Nissan Kicks, a dupla Onix e Prisma, o hatch Ka (e sua versão sedã). Esses são exemplos de carros que carregam suas montadoras nas costas no Brasil. No caso das quatro mais tradicionais montadoras, por exemplo, Chevrolet e Ford dependem muito de seus carros mais vendidos.

É claro que, em geral, modelos de entrada (e alguns intermediários) são feitos para terem grandes volumes de vendas. Os preços desses campeões giram em torno de R$ 46 mil.

VÍDEO DA SEMANA: CAMARO E MUSTANG EM PEGA NA PISTA DE ARRANCADA


 

Em geral, a fórmula é a mesma. Dimensões reduzidas, acabamento simplificado, trem de força razoável e preço agressivo fazem parte desse universo.

No entanto, Volkswagen e Fiat, as outras duas marcas tradicionais (e com linhas bastante diversificada) não dependem de seus modelos mais vendidos. Elas têm suas vendas mais divididas entre diversos carros.


GALERIA: Os carros mais vendidos em janeiro de 2019

Dependência

Sem Onix e Prisma, seus carros mais baratos, a Chevrolet estaria bem distante da liderança no mercado brasileiro. O hatch, que parte de cerca de R$ 45 mil, representou 48,5% dos 435 mil carros vendidos pela empresa no País no ano passado.

Sem o Onix, as vendas da Chevrolet cairiam para 215 mil exemplares, bem atrás das 368 mil da Volkswagen e até das 226 mil da quarta colocada, Ford.


LEIA TAMBÉM

Quando de somam às do hatch as vendas do “irmão” Prisma, que parte de pouco mais de R$ 49 mil, a representatividade sobe para 64,8%. Isso significa que a Chevrolet é extremamente dependente dos dois carros.

Na lista dos 20 mais vendidos em 2018, não apareceu nenhum outro carro da marca, além de Onix e Prisma. Atrás dos dois está a S10, que foi o 27º veículo mais emplacado do País no ano passado. A picape somou 31.76 unidades comercializadas.


Para comparação, o Gol, carro mais vendido da Volkswagen, representou 21,2% da empresa. A marca foi a vice- líder entre as montadoras no ano passado e seu hatch parte de R$ 46.320.

Já a participação de seus dois carros mais vendidos juntos, Gol e Polo, não chega a 50% (fica em 40%). Além disso, a marca tem outros campeões de venda, como Virtus, Fox e Voyage, todos entre os 25 mais emplacados de 2018.

O mesmo ocorre com a Fiat. A marca teve quatro veículos no “top 20” de vendas no ano passado: Strada, Argo, Toro e Mobi.


Modelo mais vendido da marca, a picape Strada representou 20,6% de seus emplacamentos.

 

GALERIA: Os carros mais vendidos do mundo em 2018

 


Hatch Ka

Com a Ford, a dependência de um único veículo, o hatch Ka, também é alta. O modelo representou, em 2018, 45,6% de seus emplacamentos. Se preço parte de R$ 46.390.

O hatch Ka foi o terceiro carro mais vendido no mercado brasileiro no ano passado. Além disso, foi o único Ford na lista dos 20 mais emplacados em 2018.

LEIA MAIS


O segundo Ford mais vendido, atrás do hatch Ka, foi o Ka Sedan. O modelo, que parte de R$ 50.490, ficou na 22ª posição do ranking de vendas.

Juntos, o hatch Ka e sua versão sedã têm uma representatividade na linha Ford apenas um pouco menor que a da dupla Onix/Prisma na Chevrolet. A participação é de 63,3%.

Sem os dois modelos, a Ford seria apenas a 10ª colocada no ranking de vendas, atrás da Nissan.


Kicks

O March, carro mais barato da Nissan, parte de R$ 47.190. Mas a maior dependência da marca é pelo Kicks. Diferentemente dos exemplos citados acima, o SUV não é um modelo de entrada e tem tabela inicial de R$ 74 mil.

Sem o Kicks, a Nissan teria vendido apenas 45 mil unidades de seus outros quatro modelos (além do March, há Versa, Frontier e Sentra) no Brasil no ano passado. A boa notícia é que nem assim a empresa perderia posição no ranking. Isso porque a 11ª colocada (a Nissan é a décima), Peugeot, vendeu cerca de 24 mil carros no Brasil no ano passado.

O Kicks representou em 2018 51,6% das vendas da Nissan no País.


CONHEÇA MEU PERFIL NO INSTAGRAM

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

All black!!! #Lamborghini Urus flagrado por @mateo.r.photography em Paris. Quem também está ansioso para ver o Super SUV nas ruas do Brasil? #paris #França #luxo #luxury #lifestyle #suv #car #carro #instacar #instadaily #lifestyle #urus #viagem #trip

Uma publicação compartilhada por Rafaela Borges (@rafaelatborges) em

 


 

 

 


 

 

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.