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Audi revela painel do SUV elétrico Q6 e-tron com três telas; veja as fotos
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Audi revela painel do SUV elétrico Q6 e-tron com três telas; veja as fotos

SUV elétrico da Audi conta com três telas em seu interior, sendo uma delas exclusiva para o passageiro, onde se pode ver filmes sem distrair o motorista

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

04 de set, 2023 · 5 minutos de leitura.

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Q6 e-tron
Audi Q6 e-tron tem multimídia até para quem vai ao lado do motorista
Crédito:Audi/Divulgação

Exibido no Salão de Munique, o Audi Q6 e-tron já teve detalhes como motorização e desenho exterior revelados ao longo do ano, e agora a montadora alemã dá mais detalhes do interior do modelo. A principal novidade, no entanto, é a tela panorâmica de 11.9 polegadas, interligada à central multimídia, com 14.5 polegadas. A central possui sistema Android Automotive, e tem um assistente virtual próprio, por exemplo.

Além disso, também conta com uma loja de aplicativos. A montadora afirma que o assistente aprende com o comportamento do motorista, aprimorando-se. Dessa forma, permite que o sistema calcule rotas mais otimizadas para o tráfego, bem como também ligar os bancos aquecidos em temperaturas abaixo de 10 °C, por exemplo. 



Audi Q6 e-tron tem multimídia até para o passageiro

A cabine recebe 3 novas telas, e passageiro pode assistir filmes sem distrair o motorista (Audi/Divulgação)

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Além disso, existe a opção de uma terceira tela, para o passageiro da frente, com 10.9 polegadas. Assim, a pequena tela conta com tecnologia de obturador, que permite à quem vai ao lado do motorista assistir a filmes, sem incomodar ou distrair o motorista. O modelo pode ser equipado também com head-up display, com realidade aumentada. Informações úteis ao motorista numa distância de até 200 metros à frente do carro são exibidas.

Também opcionalmente, é possível ter uma barra de luz de interação, que informa em tempo real informações como o nível do carregamento, por exemplo. Há também o sistema de som de 22 alto-falantes, da marca Bang e Olufsen, com mais quatro integrados aos encostos de cabeça dianteiros.

Encostos de cabeça tem alto-falantes embutidos (Audi/Divulgação)

Demais detalhes da cabine beiram o normal para um Audi, como acabamento de alta qualidade e detalhes em preto brilhante. A novidade são os tapetes ecológicos, feitos com redes de pesca reciclados, bem como também resíduos industriais.

Na versão S Line, tecidos variados estão disponíveis, bem como também acabamento em alumínio, por exemplo. Em matéria de capacidade para bagagem, o modelo tem 526 litros, que podem chegar a 1.529 litros com os bancos traseiros rebatidos. Por fim, no porta-malas dianteiro, o motorista encontra espaço de 64 litros de capacidade, o suficiente para pequenas malas.

Modelo terá duas versões

Quando chegar ao mercado, o Q6 e-tron terá tanto a versão padrão, quanto a esportiva SQ6. O modelo convencional tem dois motores elétricos que geram cerca de 375 cv de potência. A cavalaria, no entanto, sobe para 396 cv em determinados momentos (modo boost). Já no modelo topo de linha SQ6, a Audi informa potência de 483 cv e 510 cv, respectivamente. Torque máximo: 54,6 mkgf. Por fim, com essas credenciais, vai de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos.


O JC andou no novo Q8 e-tron recentemente, confira nosso teste!

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.