Você está lendo...
Avaliação: BMW X1
Notícias

Avaliação: BMW X1

Rafaela BorgesUm dos modelos mais vendidos da BMW no Brasil, o X1 ganhou versão intermediária. O sDrive 20i tem tabela... leia mais

06 de jan, 2013 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

 Avaliação: BMW X1

Rafaela Borges

Um dos modelos mais vendidos da BMW no Brasil, o X1 ganhou versão intermediária. O sDrive 20i tem tabela de R$ 139.950 e chegou para ser uma alternativa entre o topo de linha 28i (com motor seis-em linha e preço de R$ 169.950) e o de entrada 18i (quatro-cilindros, a R$ 119.950).

Publicidade


O novato também traz motor de quatro cilindros, turbo, com 2 litros e 184 cv. Não é uma potência impressionante, mas o torque fala alto: são 27,3 mkgf atingidos a partir da baixa rotação de 1.250 rpm. Essa força entregue tão cedo contribui para aquele que é o destaque do jipinho: o prazer de dirigir.

No trânsito do dia a dia ou rodando em rodovias, ele deixa o motorista com um sorriso no rosto sempre que o pedal do acelerador é acionado com força. Dono de retomadas ágeis, é competente na missão de fazer ultrapassagens e nunca perde o ânimo. Nem em subidas bem íngremes.


De acordo com a BMW, o X1 sDrive 20i vai de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos. É desempenho para nenhum dono de carro V6 botar defeito – alguns ficam até para trás. O câmbio também é responsável pela competência do utilitário. Automático de oito marchas, tem relações curtas e é preciso nas trocas – sem trancos.

A posição de guiar é fácil de encontrar, principalmente por causa dos ajustes elétricos do banco do motorista. Além disso, lembra a de modelos mais baixos – como hatches e sedãs. A direção de respostas diretas dá segurança para acelerar e colocar pimenta na condução.


A tração é no eixo traseiro, o que torna tudo mais divertido. Em curvas contornadas com mais ímpeto, dá para sentir a parte de trás do veículo escapando. Porém, os sistemas eletrônicos – como o de estabilidade – ajudam a corrigir a trajetória e, portanto, nem é preciso tanta perícia do motoristas nessas situações.

Entre os itens de destaque do sDrive 20i está o start/stop, que desliga automaticamente o motor do veículo quando ele está parado – no farol ou no trânsito urbano, por exemplo. Basta soltar o pedal do freio para ele voltar a funcionar. O objetivo é economizar combustível. Faz falta o sistema de navegação, que é de série apenas na versão de topo do X1.

(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)


Deixe sua opinião