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BYD Dolphin Plus tem autonomia divulgada pelo Inmetro e surpreende
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BYD Dolphin Plus tem autonomia divulgada pelo Inmetro e surpreende

No padrão do PBVE do Inmetro, BYD Dolphin Plus roda até 330 km com apenas uma carga; hatch tem preço de R$ 179.800 e motor elétrico de 204 cv

Vagner Aquino, especial para o Estadão

22 de nov, 2023 · 4 minutos de leitura.

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BYD Dolphin
Modelos elétricos chineses começam a tomar parte do mercado europeu
Crédito:Jady Peroni/Especial para o Estadão

O BYD Dolphin ganhou uma versão mais potente, mais equipada e com potência e capacidade de bateria extras há pouco menos de dois meses. Entretanto, à época, a marca ficou devendo o número real de autonomia da versão Plus do hatch elétrico. Apenas havia a estimativa, uma vez que o número divulgado, de 427 km, ainda seguia a medição europeia WLTP. Pois agora, o Inmetro concluiu as medições com o modelo e cravou o resultado. A configuração pode rodar até 330 km com carga completa.



De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o BYD Dolphin Plus, que tem baterias de 60,48 kWh, recebeu nota “A” em eficiência energética. Cabe recordar que o modelo convencional, com bateria de 44,9 kWh, tem 291 km de autonomia, segundo o órgão.

BYD Dolphin
BYD Dolphin Plus (Jady Peroni/Especial para o Estadão)

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O Dolphin Plus

Enquanto a versão convencional (de R$ 149.800) tem motor elétrico dianteiro de 95 cv e 18,3 mkgf de torque, a configuração topo de linha (R$ 179.800) é mais potente. A variante Plus tem o mesmo conjunto elétrico do SUV Yuan Plus. Desse modo, conta com o propulsor elétrico de 204 cv e 31,6 mkgf. Assim, acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos – 3,9 segundo mais rápido que o modelo base.

Além de pintura em duas cores, o BYD Dolphin Plus tem faróis iluminados com LEDs e lanternas interligadas, que atravessam a tampa do porta-malas. Em medidas, são 4,12 metros de comprimento, 1,77 metro de largura e 1,57 metro de altura. Já o entre-eixos fica em 2,70 metros. São, portanto, 5 centímetros a mais que o principal rival, o GWM ORA 03.

Versão topo de linha do Dolphin tem acabamento escurecido (Jady Peroni/Especial para o Estadão)

Equipamentos

Por dentro, tem quadro de instrumentos de 5″ e tela central giratória de 12,8″ que conta com espelhamento com Android Auto e Apple CarPlay, além de Bluetooth. Ademais, câmeras ficam espalhadas pelos quatro cantos do carro (360 graus). No Dolphin Plus, dá para jogar videogame (com o carro parado), cantar no karaokê (vem com microfone) e destravar as portas com cartão ou anel. Ainda em tecnologia, oferece carregador de celular por indução e bancos dianteiros com ajustes elétricos e aquecimento.

Outro destaque é a adição do pacote ADAS nível 2. Ou seja, conta com recursos de segurança como, por exemplo, piloto automático adaptativo, assistente de faixa, leitor de placas de velocidade, alerta de tráfego cruzado dianteiro e traseiro, sistema de detecção de ponto cego, frenagem de emergência, entre outros.

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