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Após lançar a Chevrolet Montana, GM começa a trabalhar na nova S10
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Após lançar a Chevrolet Montana, GM começa a trabalhar na nova S10

Chevrolet S10 herdará componentes da picape Colorado, que estreou nos EUA em julho, mas modelo brasileiro deve manter opção de motor a diesel

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

19 de dez, 2022 · 3 minutos de leitura.

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Chevrolet S10
S10 pode ser considerada a versão latina do Chevrolet Colorado
Crédito:Chevrolet/Divulgação

Depois de lançar a Nova Montana no Brasil, e esgotar o lote inicial de 2.000 unidades na pré-venda, a General Motors tem outra picape da Chevrolet no forno. A montadora acelera o desenvolvimento da nova geração da S10 no País. O modelo produzido na fábrica de São José dos Campos (SP) – na atual geração desde 2012 – será totalmente renovado em 2024. De acordo com o site GM Authority, a nova Chevrolet S10 vai seguir os passos da irmã norte-americana Colorado. Esta, aliás, já está à venda nos Estados Unidos desde julho.

Colorado S10
Chevrolet/Divulgação

A publicação afirma que a nova S10 herdará componentes da Colorado. A plataforma GMT 31XX-2, por exemplo, será compartilhada por ambas. Entretanto, design, interior, distância entre-eixos (a Colorado tem 3,34 metros e a S10 3,10 m), assim como a mecânica, serão distintos. Assim, a GM desenvolve a picape “com base em protótipos de gerações anteriores”.

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Cabe lembrar que o modelo 2021 da S10, que comemorou o 25º aniversário no Brasil, incluiu ajustes no design exterior e interior, bem como sistema multimídia. Da mesma forma, recursos extras de segurança foram incluídos na picape.

Chevrolet S10 Z71
DIOGO DE OLIVEIRA/ESTADÃO

Quanto às especificações, a Chevrolet S10 adotou nova turbina no propulsor 2.8 turbodiesel, que é o único disponível no modelo aqui no Brasil. Ele gera 200 cv de potência e 51 mkgf de torque máximo e tem opção de câmbios manual ou automático – ambos com 6 marchas. Sobre a nova geração, acredita-se que a estratégia se mantenha. Espera-se, ainda, uma futura eletrificação.


Mas, antes de lançar a nova S10, a GM vai trazer de volta a Silverado, que aterrissa no País no segundo semestre de 2023. Assim, a GM terá picapes de todos os tamanhos.



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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.