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Chevrolet Camaro conversível sai de linha antes do cupê
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Chevrolet Camaro conversível sai de linha antes do cupê

Versão cupê deve continuar sendo feita apenas até a virada do ano, mas, segundo o VP da Chevrolet, este não será o fim da história do Camaro

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

24 de out, 2023 · 3 minutos de leitura.

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Chevrolet Camaro
Chevrolet Camaro conversível sairá de linha em novembro
Crédito:Divulgação/Chevrolet

Em março deste ano, o Jornal do Carro noticiou que a Chevrolet vai encerrar a produção do Camaro. Agora, a expectativa é de que a versão sairá de linha em novembro. Portanto, antes da configuração cupê, que deve ser feita até a virada de 2023 para 2024. Seja como for, este é último ano em que o modelo com motor apenas a combustão vai ser feito. As informações são do site Autoevolution.

Seja como for, não será um adeus definitivo. Afinal, o esportivo deve voltar depois de 2025 em versão 100% elétrica, como sétima geração. Segundo o vice-presidente global da Chevrolet, Scott Bell, “Este não é o fim da história do Camaro”. Ou seja, o esportivo lançado na década de 1960 para disputar vendas com o Ford Mustang, está nos planos de eletrificação dos futuros carros das marcas da GM.



Camaro linha carros
Chevrolet/Divulgação

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Camaro pode se tornar uma submarca

Mas não para por aí. Segundo o site romeno, a GM tem novos planos para o Camaro. Uma das mudanças mais importantes é o que “Camaro” deverá ser uma nova submarca de veículos elétricos esportivos. De acordo com informações não oficiais que circulam na rede, inicialmente haveria três modelos. Ou seja, um cupê de quatro portas, um SUV cupê rival do Ford Mustang Mach-E, e um conversível. Todos sobre a plataforma Ultium e 100% elétricos.  

Vale lembrar que o Camaro continua disponível no portfólio da Chevrolet. Assim, no site da marca a versão cupê tem preço sugerido a partir de R$ 521.390. O esportivo tem motor 6.2 V8 de 461 cv de potência e 62,9 mkgf de torque e câmbio automático de 10 marchas. Conforme a GM, o modelo pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.