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Elétrico a energia solar, Lightyear 0 é o carro mais aerodinâmico do mundo
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Elétrico a energia solar, Lightyear 0 é o carro mais aerodinâmico do mundo

Ensaio em túnel de vento em Stuttgart constatou que o Lightyear 0 tem Cx de 0,175, o melhor da história para um carro de produção em série

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

25 de set, 2022 · 5 minutos de leitura.

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carros elétricos Lightyear
Lightyear 0 tem 5 metros quadrados de painéis solares que entregam cerca de 70 km extras em dias de sol
Crédito:Lightyear/Divulgação

Lembra do Lightyear 0? É aquele carro elétrico que permite carregamento das baterias via energia solar e que, conforme contamos no Jornal do Carro, tem capacidade de ficar até 6 meses sem necessidade de recarga externa. O modelo conseguiu mais um feito inédito: ser o carro de produção com o melhor coeficiente aerodinâmico (Cx) da história.

Há alguns dias, a empresa holandesa Lightyear divulgou que o modelo 0 tem Cx de apenas 0,175. A avaliação foi feita em um túnel de vento em Stuttgart (Alemanha), e seguiu as normas do padrão europeu WLTP.

Elétrico lightyear
Lightyear/Divulgação

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Isso o fez quebrar o recorde do Chevrolet EV1, que registrou a marca de 0,19. O modelo da GM, entretanto, teve produção interrompida na década de 1990. Outros dois carros com baixa resistência ao ar são o Tesla Model S, com Cx de 0,21, e o Mercedes-Benz EQS (foto abaixo), com 0,20.

Mercedes-Benz EQS
Divulgação/Mercedes-Benz

Significado

Para quem ainda não entendeu o feito, vale esclarecer que veículos com coeficiente de arrasto abaixo dos 0,25 têm boa aerodinâmica. Trocando em miúdos, quanto menor o número, melhor. Afinal, o coeficiente de resistência aerodinâmica serve para quantificar a resistência de um objeto ao atravessar um fluido – como ar e água, por exemplo.


Por isso, o número é tão importante. Principalmente em se tratando de um carro elétrico, onde absolutamente tudo deve contribuir para a eficiência. Desse modo, quanto menor a resistência ao ar, menos exige-se do motor. Ou seja, gasta menos combustível/energia.

Elétrico
Lightyear/Divulgação

Sacrifícios em nome da autonomia

Além de ser revestido com placas de energia solar, nota-se que o Lightyear 0 está longe de ter visual atraente. Mas esse sacrifício foi necessário para beneficiar a autonomia do sedã com ares de cupê, de 5,08 m de comprimento. De acordo com a empresa, o carro elétrico chega à 625 km de autonomia. Ainda assim, carrega baterias de 60 kWh – menor que muitos elétricos por aí, que têm menos autonomia.




Nesse sentido, com o benefício das linhas fluidas e das placas fotovoltaicas, o Lightyear 0 dispensa o carregamento de forma tradicional quase 100% do tempo. A depender do lugar por onde trafegue/estacione, a luz do sol pode garantir entre 2 e 6 meses de autonomia à quem trafegue cerca de 35 km/dia, estima a empresa.

O Lightyear 0 pesa 1.575 kg (é leve por causa da fibra de carbono) e tem 177 cv. O modelo usa quatro motores elétricos – um em cada roda. Eles produzem aceleração de zero a 100 km/h em 10 segundos. A velocidade máxima chega a 160 km/h. E é assim, sem priorizar o desempenho, mas autonomia, que o europeu chegará ao mercado ainda neste ano. Serão 946 unidades, cada uma por 250 mil euros – pouco mais de R$ 1,25 milhão na conversão direta.


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