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Ferrari Purosangue tem data de estreia confirmada para 13 de setembro
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Ferrari Purosangue tem data de estreia confirmada para 13 de setembro

Com data marcada, novo SUV Ferrari Purosangue vai estrear híbrido e pode ter versão com motor V12; SUV vai disputar com Lamborghini Urus

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

06 de set, 2022 · 5 minutos de leitura.

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Ferrari Purosangue
Purosangue é o primeiro SUV da história da marca italiana
Crédito:Reprodução

Após muita repercussão, a Ferrari finalmente anuncia a data oficial do lançamento do novo SUV Purosangue. A marca do cavalo rampante divulgou hoje (6), um teaser com o dia 13 de setembro estampado. Nele, ainda aparece a silhueta do utilitário esportivo, bem como o som de um ronco de motor que, como antecipado pelo Jornal do Carro, será híbrido. Até o momento, a montadora não revelou dados técnicos, e tampouco os preços e versões. Mas, espera-se que o primeiro SUV da história da fabricante italiana ultrapasse os 800 cv.

No mercado, o SUV superesportivo vai disputar vendas com modelos como, por exemplo, o Lamborghini Urus, que se tornou referência na categoria. Além dele, um rival à altura é o Aston Martin DBX, que chegou ao Brasil com a volta da marca inglesa ao País. Vale dizer, inclusive, que, até pouco tempo atrás, a Ferrari relutava em aceitar a ideia de criar um utilitário, mesmo com o sucesso de modelos como Porsche Cayenne. No entanto, os planos mudaram.

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Eletrificado

Para criar o Purosangue, a Ferrari usou como base o cupê GTC4Lusso, com motor central-dianteiro e quatro assentos na configuração 2+2. Ele serviu como uma espécie de “mula de testes”. Isso aconteceu porque o superesportivo tem a mesma configuração de chassi prevista para o novo SUV. Dessa forma, a sua mecânica também deverá equipar o novo modelo, que deve herdar o motor V8 biturbo de 3,9 litros com 610 cv e 77,3 mkgf.

Seja como for, espera-se que o SUV da Ferrari tenha opção híbrida para o motor V8, que, então, passará a 650 cv. Portanto, o Purosangue vai superar os 641 cv do rival Urus. Por fim, a marca confirmou que a versão de topo terá um V12 naturalmente aspirado de até 690 cv e 71 mkgf, que também era do GT4Lusso. No entanto, especulações confirmam uma adaptação no motor que entregaria mais de 800 cv.

Ferrari Purosangue
Ferrari/Divulgação

Seria uma forma de agradar os fãs mais puristas e, quem sabe, é o som do motor que está presente no vídeo com a frase: “vocês ouviram os rumores, agora ouçam isso”. A transmissão será de dupla embreagem.



Na cola dos rivais

Em fevereiro deste ano, alguns flagras do Purosangue foram feitos em um galpão da fábrica da marca italiana em Maranello. Neles, o SUV aparece com arcos pretos nas caixas de rodas e suspensão claramente mais alta. Os faróis são parecidos com os do supercarro híbrido SF90 Stradale. Já a grade frontal e o para-choques também são diferentes e maiores que nos tradicionais esportivos da marca italiana. Inclusive, a grade fica na parte inferior e parece uma tomada de ar central.

Ferrari Purosangue
Wilco Blok/Instagram

Já a traseira do SUV da Ferrari será musculosa e alta para os padrões da marca. O flagra mostra lanternas circulares duplas em posição elevada e com bastante aço em volta. A tampa é grande e o para-choques traz quatro escapes enormes, bem como um difusor central. Além disso, há fendas logo abaixo das lanternas que deverão ajudar na aerodinâmica.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.