Você está lendo...
Ford deixará de produzir Focus na Argentina
Notícias

Ford deixará de produzir Focus na Argentina

Produção do Focus na fábrica de Pacheco, na Argentina, será encerrada em maio de 2019

Tião Oliveira

01 de out, 2018 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

focus
Focus vendido no Brasil parou na terceira geração
Crédito:Foto: Daniel Teixeira/Estadão
focus

A Ford vai encerrar a produção do Focus na Argentina. O modelo, oferecido nas versões hatch e sedã, deixará de ser produzido na fábrica de Pacheco em maio de 2019.

Segundo informações da empresa, o Focus sairá de linha por causa da queda nas vendas. O crescente interesse do consumidor por SUVs e picapes é apontado como um dos principais motivos para o fim de linha de vários produtos.

Fim anunciado

A própria Ford já havia anunciado o fim do Focus e da minivan C-Max nos EUA. O objetivo, assim como ocorre na América Latina, é priorizar a produção de SUVs e picapes.

Publicidade


Aliás, com a saída de cena do Focus, apenas a Ranger continuará sendo feita em Pacheco. A Ford informa que estuda a produção de novos veículos na Argentina, sem citar detalhes.

A fabricante norte-americana vem trabalhando para reduzir o número de plataformas de seus carros.  Apenas o programa One Ford reduziu de 30 para nove o número de bases, mas nem mesmo isso tem sido suficiente para garantir as margens de lucro desejadas pela empresa.

Nem mesmo o cinquentão Mustang deve escapar do fenômeno da “suverização”. Há cerca de um mês a Ford revelou que prepara um SUV inédito inspirado no cupê esportivo.


Focus no Brasil

No Brasil, o Focus, assim como outros modelos médios, vêm perdendo espaço para os utilitários-esportivos. Os hatches são os mais afetados. Em 2008 foram vendidas, de janeiro a setembro, quase 10 mil unidades do hatch Focus. Cinco anos depois, em 2013, no auge de um dos melhores períodos de vendas de veículos novos do País, a Ford emplacou 16.700 h no mesmo período.  Neste ano, por sua vez, as vendas do hatch da Ford não chegam a 2.500 unidades de primeiro de janeiro até agora.

Deixe sua opinião