Você está lendo...
Ford e Google vão criar sistemas para carros conectados
Notícias

Ford e Google vão criar sistemas para carros conectados

Parceria terá primeiros frutos já em 2023, quando todos os carros da Ford adotarão o Android Auto, do Google, como sistema operacional padrão

Diogo de Oliveira, Especial para o Estado

01 de fev, 2021 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Fusion
Ford e Google anunciam parceria de longa data para criar sistemas avançados para carros conectados
Crédito:Ford/Divulgação

A Ford e o Google anunciaram uma parceria mundial para a criação de novas tecnologias de conectividade nos carros. As empresas vão acelerar a transformação digital da montadora, e reinventar a experiência a bordo de veículos conectados. Dessa maneira, ambas vão desenvolver desde apps até sistemas complexos baseados em inteligência artificial.

Essa colaboração entre Ford e Google segue a tendência vista na indústria automobilística, em que as fabricantes de veículos se unem às gigantes de tecnologia. Assim, cada empresa cuida do que é a sua especialidade. Ou seja, a Ford faz os carros. E o Google, a rede de dados e a interface de interação com os usuários, o que inclui sistema de voz, mapas e mais.

“Ford e Google, juntos, estabelecem uma potência de inovação capaz de fornecer uma experiência superior para nossos clientes e modernizar nossos negócios”, celebra Jim Farley, presidente e CEO da Ford.

Publicidade


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Salva tudo no Drive

Uma das primeiras medidas da parceria será a adoção das plataformas do Google nos carros da Ford. Assim, a partir do fim deste ano a marca do oval azul vai adotar o sistema Android Auto como padrão. E a partir de 2023, todos os carros sairão de fábrica com a plataforma. Além disso, a Ford também usará os serviços de nuvem.

O Google Cloud, portanto, passa a ser o provedor de nuvem oficial da Ford. E vai permitir utilizar todos os serviços já disponíveis. Tais como Google Assistente, Mapas e a loja virtual de aplicativos Play. Tudo poderá ser acessado diretamente da multimídia, o que significa que os dados de cada usuário poderão se integrar ao veículo, com preferências e perfis.


A parceria entre as empresas também trará novidades no varejo. O Google vai criar experiências de interação para ajudar a Ford a vender carros e se comunicar com clientes. A base de dados fornecerá informações aos lojistas. Bem como permitirá que a montadora envie alertas e mensagens em tempo real aos clientes, alertando sobre uma revisão ou recall, por exemplo.

“Temos orgulho de fazer essa parceria para aplicar o melhor da inteligência artificial, análise de dados, computação e plataformas de nuvem do Google. Assim, vamos ajudar a transformar os negócios da Ford. E construir tecnologias automotivas que mantenham as pessoas seguras e conectadas na estrada”, resume Sundar Pichai, CEO do Google e da Alphabet.



Deixe sua opinião