Você está lendo...
Ford prepara lançamento de edição única do Mustang no Brasil
Mercado

Ford prepara lançamento de edição única do Mustang no Brasil

Para comemorar os 60 anos do Mustang, Ford lançará exemplar único estilizado pelo artista Alan Mosca; esportivo será doado para ONG

Adrielle Farias, especial para o Jornal do Carro

11 de abr, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

ford mustang único no mundo
Crédito:Adrielle Farias/Especial para o Estadão
Mustang Único no Mundo será customizado pelo artista Alan Mosca

A Ford anunciou novidades para celebrar os 60 anos do Mustang. A montadora lançou o icônico carro norte-americano em 1964 e, assim, prepara uma série de atividades em comemoração ao aniversário do modelo neste ano. Após a estreia da 7ª geração do Mustang, a marca apresentou uma unidade do modelo, chamada de Mustang Único no Mundo.



O muscle car traz a cor prata orvalho, que ainda não existe no Brasil, e ganhará uma estilização de Alan Mosca. O artista é filho de Sid Mosca, que ficou conhecido por ter customizado capacetes da Fórmula 1, incluindo os de Ayrton Senna.

ford mustang único no mundo
Adrielle Farias/Especial para o Estadão

Publicidade


Vale destacar que, além de ser o primeiro GT Performance a desembarcar no Brasil, o exemplar será doado posteriormente para uma ONG, que deve leiloar o modelo. Portanto, um prato cheio para colecionadores de carros que desejarem adquirir o Mustang personalizado.

A Ford também está preparando um desfile de colecionadores que ocorrerá no dia 13 de abril, próximo sábado, no Autódromo de Interlagos. Desta forma, os donos poderão curtir a pista livremente com seus modelos durante o evento.

Novo Ford Mustang esgotou em menos de uma hora

A Ford abriu a pré-venda do Mustang GT Performance em março com um primeiro lote de 150 unidades ao preço de R$ 529 mil cada, ou seja, cerca de R$ 50 mil mais barato que o antecessor Mach 1. Contudo, a marca vendeu todos os modelos em menos de uma hora.


O cupê continua com o motor Coyote 5.0 V8, que ganhou corpo de borboleta eletrônico duplo e agora rende 488 cv – são 5 cv a mais que antes. Já o torque passou de 56,7 mkgf para 58 mkgf. Além disso, mesmo com o lançamento desta nova geração, a Ford preservou as características básicas do Mustang, como as linhas tradicionais, o capô longo e o teto baixo.

Ford Mustang
Vagner Aquino/Especial para o Estadão

O modelo ganhou novos para-choques, enquanto a disposição das luzes dos faróis agora é formada por três barras iluminadas com LEDs. Além disso, as lanternas agora contam com setas com luzes dinâmicas. Já a paleta de cores disponibiliza oito opções divididas entre preta, cinza, branca, azul e vermelha.


A previsão é de que as primeiras unidades sejam entregues até junho. Em seguida, a Ford deve importar um novo lote do esportivo para quem não conseguiu adquirir o modelo.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Ranger Raptor no Brasil! Veja como é a versão extrema da picape da Ford

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.