A General Motors (GM) abriu um processo contra Fiat-Chrysler (FCA) nos Estados Unidos. O motivo seria uma alegação de que a companhia ítalo-americana teria pago proprina ao sindicato (UAW) por vários anos para conseguir vantagens em negociações. De acordo com a GM isso teria custado a eles, “bilhões de dólares”.
No processo, segundo a Reuters, a GM afirma que o ex-CEO da Fiat-Chrysler, Sergio Marchionne, era peça central do esquema de pagamento de propinas. A GM afirma que não irá processar o sindicato, mas além da FCA outros três antigos executivos da marca, que estavam envolvidos no esquema.
Segundo a GM, a FCA pagou propina para ter benefícios, concessões e vantagens, enquanto a GM negou usar do mesmo artifício. O processo afirma que entre as vantagens conquistas pela FCA nesse acordo estão o apoio do sindicato ao “World Class Manufacturing”, uma estratégia de produção em série, como o Toyotismo, mas adaptada a cultura da marca italiana.
O processo diz que a devido a uma lei que visa evitar corrupção em organizações, a FCA poderia pagar três vezes o que GM teve em perdas, graças a todo o processo, além de outras multas. O valor não foi informado.
O caso é baseado no fato que a após a GM não aceitar a oferta de compra/fusão que a Fiat fez em 2015, depois de já ser a controladora da Chrysler, eles teriam feito diversos acordos para reduzir a hora paga por trabalho em relação ao que a GM pagava.
“Marchionne foi uma figura central na construção, execução e incentivador da atividade fraudulenta”, disse Craig Glidden, conselheiro da GM.
Em uma nota, a FCA diz que irá se defender contra o processo, que chamou de “uma tentativa sem mérito de tirar a atenção dos próprios desafios da GM”. Ela completa a nota dizendo que irá lidar com essa extraordinária tentativa de distração por meio dos canais apropriados.
Usados legais pelo preço de um Toyota Corolla zero-km:
1/8
TOYOTA COROLLA HYBRID - R$ 124.990
O novo Corolla é um belo sedã médio, mas existem algumas opções de luxo que custam quase o mesmo e vão deixar a vizinhança curiosa. E nem precisa levar um modelo velho demais para conseguir um carro bem superior ao Corolla pelo mesmo preço.
2/8
CHEVROLET EQUINOX 2018 - R$ 120 MIL
O Equinox tem um belo 2.0 turbo de 262 cv sob o capô que dá ao SUV desemepnho muito bom. O modelo também é espaçoso e muito bem equipado, com teto solar panorâmico e até partida do motor remota. Rafael Arbex / ESTADAO
3/8
MERCEDES-BENZ GLA 200 2016 - R$ 118 MIL
O GLA é bem acabado e o 1.6 turbo de 156 cv é um bocado econômico. O SUV compacto é um dos modelos mais baratos da Mercedes no Brasil, mas ainda carrega o prestígio da estrela de três pontas na grade frontal.
4/8
VW TOUAREG V6 2014 - R$ 120 MIL
O Touareg é enorme, luxuoso e bem equipado. O motor V6 pode parecer meio fraco para o modelo em algumas situações, mas o sistema de tração com bloqueio de diferenciais e gerenciamento eletrônico compensa e é capaz de levar o Touareg a quase qualquer lugar.
5/8
BMW 550i 2011 - R$ 119 mil
O 550i tem um belo V8 de 4.4 litros sob o capô, muito luxo e tecnologia. O senão é a manutenção cara e o consumo elevado. Foto: BMW/Divulgação
6/8
VOLVO V60 2016 - R$ 120 mil
Perua Volvo é requintada e tem bom motor 2.0 turbo de 306 cv sob o capô, que dá um desempenho pra lá de atlético à perua. Foto: Volvo/Divulgação
7/8
VW GOLF GTI 2017 - R$ 120 MIL
Com motor 2.0 turbo de 220 cv, o GTI é pura diversão. Também é um prático hatch médio, com bom espaço para passageiros e porta-malas.
8/8
ctv-lyv-20511377
O XF é para quem quer "tirar onda" pelas ruas. Luxuoso, vai chamar atenção por onde passar e deixar os vizinhos com inveja. Foto: Lucy Nicholson/Reuters