Você está lendo...
Hyundai testa SUV elétrico Casper para desafiar Dolphin e Kwid E-Tech
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Segredos

Hyundai testa SUV elétrico Casper para desafiar Dolphin e Kwid E-Tech

Casper EV será opção da Hyundai para brigar com o Dacia Spring (Renault Kwid E-Tech) e com o BYD Dolphin; modelo entra em testes na Europa

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

25 de set, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Hyundai Casper EV será resposta ao Dacia Spring no mercado europeu
Crédito:CarScoops/Reprodução

O segmento de SUVs compactos elétricos continua em evidência, e a Hyundai prepara sua arma para o segmento. É o subcompacto Casper, que tentará concorrer diretamente com o Renault Kwid E-Tech, e também causar incômodo a outro compacto elétrico: o BYD Dolphin, por exemplo.

Considerado o menor modelo da marca sul-coreana, o Casper foi desenvolvido para o mercado nacional da marca, mas também para o mercado de países emergentes. Feito sob a plataforma do modelo K1, o modelo será oferecido na Europa apenas em versão totalmente elétrica. Além disso, terá algumas diferenças em relação à variante a combustão, com motor 1.0.



Hyundai Casper EV
CarScoops/Reprodução

Publicidade


Flagrado pelo site CarScoops, a versão elétrica do Casper terá rodas de liga maiores e deixará o hack de teto para trás. Além disso, uma tela de alta qualidade passa a habitar o painel, e o modelo recebe uma nova central multimídia, com tela maior, emprestada do irmão maior Creta.

Mesmo sob forte camuflagem, o modelo exibe as lanternas traseiras, com desenho que simula um entrelaçado de linhas. Na dianteira, os faróis redondos com projetores no meio do para-choque dão mais um toque ao desenho do modelo. As lanternas traseiras estão ligadas ao vidro traseiro, recurso similar ao usado no GWM Ora 03.

Hyundai Casper EV terá conjunto elétrico feito pela BorgWarner

CarScoops/Reprodução

O Casper EV usará o conjunto elétrico produzido pela BorgWarner, que rende até 184 cv, mas que deverá ser amansado para o modelo compacto. O motivo seria o baixo posicionamento do modelo na linha, feito para ser um elétrico de entrada. Contudo, por conta do flagra, espera-se que o modelo acabe vendido no Velho Continente.

Medindo 3,59 metros de comprimento, ele tem como principal rival o Dacia Spring, nosso Kwid E-Tech na Europa. A opção da Dacia custa 20.400 euros, algo entorno de R$ 106 mil em conversão direta. No entanto, espera-se que algumas versões empatem de preço com o BYD Dolphin, mais caro, vendido a 29.990 euros, R$ 155 mil em conversão direta.

O modelo se juntará ao Kona EV na linha Hyundai de elétricos de entrada, entretanto, o irmão maior custa 43.550 euros, por volta de RS 226 mil. Por fim, a missão do novo Casper EV é reposicionar a marca entre as opções de modelos de entrada, com uma opção totalmente elétrica.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Novo Renault Megane E-Tech elétrico: preço, tamanho e desempenho
Hyundai HB20S Comfort Plus MT
Oferta exclusiva

Hyundai HB20S Comfort Plus MT

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.