Você está lendo...
Kia EV5 estreia na China como novo SUV elétrico global da marca
Notícias

Kia EV5 estreia na China como novo SUV elétrico global da marca

Kia EV5 herda características estéticas do irmão EV9 e tem motorização 100% elétrica; lançamento fica para outubro e SUV deve ser vendido globalmente

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

27 de ago, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Kia
EV5 cresce o portfólio de elétricos da Kia ao lado de EV6 e EV9
Crédito:Kia/Divulgação

Olhando a foto de abre, você pode ter pensado já conhecer este carro. De fato, se parece bastante com o EV9. Mas trata-se do EV5, um novo SUV que a Kia apresentou no Salão Automóvel de Chengdu, na China, e que deve chegar aos demais mercados ao longo do próximo ano. De acordo com as diretrizes da marca sul-coreana, o modelo tem motorização 100% elétrica.



Até o momento, nenhum dado mecânico foi divulgado – tudo ficará para o lançamento, em outubro. Entretanto, documentos do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) vazaram na China e revelaram detalhes do SUV, que usa plataforma E-GMP. Assim, o EV5 terá motor elétrico dianteiro de 160 kW, ou seja, potência equivalente a 218 cv. O torque fica em 31,6 mkgf. A bateria Blade, feita com fosfato de ferro e lítio, vem da chinesa BYD – capacidade e alcance ainda em sigilo. Haverá, no entanto, especificações distintas nos demais mercados em que atuar, garante a Kia.

Medidas

Sabe-se, ainda, que o SUV compacto para cinco ocupantes mede 4,62 metros de comprimento, 1,87 m de largura e 1,71 m de altura e distância entre-eixos de 2,75 m. Visualmente, o modelo de produção herda quase tudo do da versão conceito, apresentada em março. Destaque, portanto, para as luzes diurnas de LEDs, que contornam quase toda a parte frontal do modelo. As portas, todavia, não vieram em formato suicida e nem as rodas, com 21″ (têm 19″).

Publicidade


Kia
Kia/Divulgação

Do lado de dentro, a Kia esbanja comodidade e funcionalidade a fim de agradar à geração Millennials (também chamada de Geração Y, que nasceu entre os anos 1980 e meados dos anos 1990). Por exemplo, o EV5 tem recursos como banco do passageiro dianteiro que se expande para o túnel central, dando ares de sofá. A iluminação ambiente tem 64 cores.

Kia/Divulgação

No topo do painel (que elimina quase 100% dos botões físicos), a tela única divide quadro de instrumentos e central multimídia, como no EV6 (que o Jornal do Carro acelerou entre São Paulo e o Uruguai). Entre os mimos, oferece carregamento sem fio para smartphones, modos de direção (sem frisar quantos e quais) e sistemas de assistência ao motorista. O banco traseiro dobrável pode ficar sob o piso e abrir espaço para carga como em um furgão, com piso totalmente plano.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião