Você está lendo...
Melhor Elétrico: veja os finalistas do Prêmio Mobilidade Estadão 2024
Notícias

Melhor Elétrico: veja os finalistas do Prêmio Mobilidade Estadão 2024

Com vendas recordes, mercado de carros a bateria decolou com BYD Dolphin; Peugeot e-2008 e Volvo C40 também disputam troféu de Melhor Elétrico

Redação

07 de dez, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Trilha Jornal do Melhor elétrico Carro Prêmio Estadão Mobilidade 2024
BYD Dolphin, Peugeot e-2008 e Volvo C40 são os finalistas da categoria Melhor Elétrico da Trilha JC no Prêmio Estadão Mobilidade 2024
Crédito:Montagem/Jornal do Carro/Divulgação

O Brasil já tem carros elétricos nas ruas desde 2019, mas foi em 2023 que os veículos a bateria (BEVs) deslancharam. Para surfar nessa onda, a Peugeot logo trouxe ao País o e-2008, nova geração do SUV compacto em versão 100% elétrica. Nas vendas, o destaque no primeiro semestre foi o Volvo C40. Mas as vendas realmente decolaram após a chegada do BYD Dolphin EV, que veio da China no fim de junho quebrando paradigmas.

O hatch elétrico da marca chinesa chegou com preço que mexeu com o todo o mercado. E fez vários concorrentes baixarem imediatamente as tabelas. Assim, neste Prêmio Mobilidade Estadão 2024, nada mais justo que os três modelos disputem o troféu da categoria Melhor Elétrico da trilha do Jornal do Carro.



MELHOR ELÉTRICO

BYD Dolphin EV

Um fenômeno de vendas. Assim é o BYD Dolphin, hatch elétrico que chegou da China em junho e vem quebrando recordes. Apenas em outubro foram 1.366 emplacamentos, número até impensável para um carro a bateria. Disponível em duas versões e com preço a partir de R$ 149.800, o “golfinho” é da linha de modelos inspirados em animais marinhos. Além de bom desempenho, bem como interior caprichado, espaçoso e tecnológico, com destaque para o multimídia giratório com tela de 12,8″.

Publicidade


Peugeot e-2008

Lançado no fim de 2022, o Peugeot e-2008 estreou a nova geração do SUV por aqui. O modelo está disponível em versão única e completa e baixou bastante o preço desde o lançamento, de R$ 259.990 para os atuais R$ 199.990. Feito sobre a plataforma e-CMP da Stellantis, o e-2008 calça rodas de 18 polegadas e pneus 215/55 (sem estepe). O seu motor elétrico rende 100 kW, o equivalente a 136 cv, e um torque máximo de 26,5 mkgf. Já a bateria de 50 kWh chega a 234 km no ciclo PBVE do Inmetro.

Volvo C40

Primeiro carro concebido para ser elétrico pela Volvo, o C40 estreou em março de 2022 no Brasil e, desde então, desempenha papel fundamental na marca. No acumulado até outubro, o crossover a bateria tem 564 unidades e é o 4º carro elétrico mais emplacado do País. Antes disponível com dois motores e 408 cv, o Volvo C40 ganhou versão de entrada Recharge Plus com um motor elétrico traseiro de 238 cv e preço de R$ 314.950. A bateria de 69 kWh tem alcance de 385 pelo Inmetro.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Elétrico Mach-E tem estilo de Mustang, mas sem ronco do V8

Deixe sua opinião