Você está lendo...
Mini Cooper JCW ganha versão elétrica
Notícias

Mini Cooper JCW ganha versão elétrica

Mini Cooper SE ganha configuração JCW esportiva com retoques na carroceria e cabine; modelo, no entanto, não teve ajustes mecânicos

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

02 de jan, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

mini cooper
Mini Cooper SE ganha toques esportivos no visual na versão JCW
Crédito:Divulgação/Mini

O Mini Cooper SE acaba de ganhar uma versão John Cooper Works. A edição especial oferta um design mais esportivo, com mudanças na carroceria e na cabine. No entanto, não muda a motorização. Dessa forma, o modelo permanece com o motor elétrico de até 215 cv de potência. O hatch ainda conta com uma bateria de 54,2 kWh capaz de render 402 km de autonomia no ciclo WLTP.

Seja como for, entre as novidades, o Mini Cooper JCW conta com um novo contorno na grade dianteira, bem como faróis de LEDs com assinatura exclusiva. Além disso, há também o logotipo em preto brilhante. A versão com apelo mais esportivo traz novas rodas de 18 polegadas com 10 raios, além de pinças de freio em vermelho. No entanto, o que mais chama atenção é a pintura vermelha nos retrovisores e teto. Por fim, a traseira conta com um aerofólio.



Mini Cooper
Divulgação/Mini

Publicidade


Mini não confirma versão para o Brasil

Mesmo com retoques singelos, a Mini não esqueceu de trazer algumas novidades no interior do hatch. Assim, o Mini Cooper SE JCW conta com novos bancos esportivos com acabamento em couro sintético. Além disso, as costuras são vermelhas para acompanhar os detalhes da carroceria. O painel exibe novos grafismos e a central multimídia conta com um modo de exibição exclusivo, o Go-Kart. Com ele, é possível mudar a iluminação para vermelho e melhorar a resposta das acelerações. Por fim, os recursos de assistência ao motorista também ganharam novidades com 12 sensores ultrassônicos e quatro câmeras 360°.

Divulgação/Mini

Seja como for, até o momento, a Mini não confirmou se a versão esportiva do hatch chegará ao Brasil. E nem mencionou os preços. Como dissemos, o modelo não teve alterações mecânicas. Dessa forma, conta com o motor elétrico de 215 cv de potência e 33 mkgf de torque. De acordo com a Mini, com esse conjunto, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos. Já a carga demora cerca de 30 minutos para ir dos 10 aos 80%.


Clique aqui e siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Ora 03 Skin: como é o carro elétrico de R$ 150 mil da GWM
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.