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Mini Cooper S E Countryman 4×4 chega em série especial com preço de ‘maxi’
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Mini Cooper S E Countryman 4×4 chega em série especial com preço de ‘maxi’

Edição especial do Mini Cooper chega ao Brasil com design exclusivo e apenas 10 unidades; modelo conta com conjunto híbrido plug-in

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

26 de out, 2023 · 4 minutos de leitura.

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mini cooper
Edição especial do Mini Cooper foi importada da Europa com apenas 10 unidades
Crédito:Divulgação/Mini

A Mini acaba de lançar uma série especial do Cooper no Brasil. Trata-se da configuração Uncharted Edition do Mini Cooper S E Countryman ALL 4. Ou seja, modelo equipado com conjunto híbrido plug-in e tração 4×4. De acordo com a marca, o principal destaque é o visual, que traz dois tons na carroceria, por exemplo. Aliás, a série especial terá apenas 10 unidades importadas da Europa. E o preço é de R$ 319.990.

De acordo com a Mini, o conjunto da versão Countryman ALL 4 une o motor TwinPower turbo a combustão de três cilindros com um propulsor elétrico. Assim, a potência combinada é de 224 cv. O torque, por sua vez, é de 39,2 mkgf. A transmissão é automática de seis velocidades e, como dito no começo, a tração é integral nas quatro rodas.



mini cooper
Divulgação/Mini

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Dessa forma, o motorista pode escolher como rodar com o veículo. Pode ser combinando o motor a combustão com o elétrico, apenas a combustão ou no modo 100% elétrico. Seja como for, o elétrico gera 88 cv de potência e torque imediato de 88 mkgf. Assim, alcança uma velocidade de até 135 km/h. Por fim, como conta com sistema híbrido plug-in, pode ser recarregado em tomadas convencionais.

Edição especial do Mini Cooper tem design exclusivo

Em termos de design, a Uncharted Edition chega apenas na cor Midnight Black na carroceria. No entanto, há detalhes em branco como no teto, para-choques e adesivos nas laterais, por exemplo. Além disso, há também alguns acabamentos em laranja. De acordo com a Mini, as rodas são de 18” com acabamento em preto brilhante e há referências à edição especial espalhadas na carroceria e na cabine.

Na parte de dentro, o Mini Cooper S E Countryman ALL 4 Uncharted Edition conta com uma central multimídia de 8,8” com conexão para Apple CarPlay, head-up display, assistente de direção e painel digital. No mais, há também ajuste elétrico do assento, ar-condicionado digital dual zone, teto solar panorâmico, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, faróis em Full LEDs, sistema de som Hi-Fi Harman Kardon, sistema de navegação entre outros recursos.


Por fim, vale mencionar que a Mini disponibiliza um aplicativo que possibilita conectar o smartphone ao carro. Ou seja, permite alguns comandos remotos como destravamento de portas, verificar o status do veículo, bem como localização

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Testes de colisão validam a segurança de um carro; entenda como são feitos

Saiba quais são os critérios utilizados para considerar um automóvel totalmente seguro ou não

03 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Na hora de comprar um carro zero-quilômetro, muitos itens são levados em conta pelo consumidor: preço, complexidade de equipamentos, consumo, potência e conforto. Mas o ponto mais importante que deve ser considerado é a segurança. E só há uma maneira de verificar isso: os testes de colisão.

A principal organização que realiza esse tipo de avaliação com os automóveis vendidos na América Latina é a Latin NCAP, que executa batidas frontal, lateral e lateral em poste, assim como impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes. Há também a preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, ou seja, pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Os testes de colisão são absolutamente relevantes, porque muitas vezes são a única forma de comprovar se o veículo tem alguma falha e se os sistemas de segurança instalados são efetivos para oferecer boa proteção”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP.

As fabricantes também costumam fazer testes internos para homologar um carro, mas com métodos que divergem do que pensa a organização. Furas destaca as provas virtuais apresentadas por algumas marcas.

“Sabemos que as montadoras têm muita simulação digital, e isso é bom para desenvolver um carro, mas o teste de colisão não somente avalia o desenho do veículo, como também a produção. Muitas vezes o carro possui bom design e boa engenharia, mas no processo de produção ele passa por mudanças que não coincidem com o desenho original”, explica. 

Além das batidas, há os testes de dispositivos de segurança ativa: controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, detecção de pontos cegos e assistência de faixas. 

O resultado final é avaliado pelos especialistas que realizaram os testes. A nota é dada em estrelas, que vão de zero a cinco. Recentemente, por exemplo, o Citroën C3 obteve nota zero, enquanto o Volkswagen T-Cross ficou com a classificação máxima de cinco estrelas.

O que o carro precisa ter para ser seguro?

Segundo a Latin NCAP, para receber cinco estrelas, o veículo deve ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos e, no mínimo, dois airbags frontais, dois laterais ao corpo e dois laterais de cabeça e de proteção para o pedestre. 

“O carro também precisa ter controle eletrônico de estabilidade, ancoragens para cadeirinhas de crianças, limitador de velocidade, detecção de ponto cego e frenagem autônoma de emergência em todas as suas modalidades”, revela Furas.

Os testes na América Latina são feitos à custa da própria Latin NCAP. O dinheiro vem principalmente da Fundação Towards Zero Foundation, da Fundação FIA, da Global NCAP e da Filantropias Bloomberg. Segundo o secretário-geral da entidade, em algumas ocasiões as montadoras cedem o veículo para testes e se encarregam das despesas. Nesses casos, o critério utilizado é o mesmo.

“Na Europa as fabricantes cedem os carros sempre que lançam um veículo”, diz Furas. “Não existe nenhuma lei que as obrigue a isso, mas é como um compromisso, um entendimento do mercado. Gostaríamos de ter esse nível aqui na América Latina, mas infelizmente isso ainda não ocorre.”