Você está lendo...
Pesquisa aponta que mais motoristas dirigem sozinhos para meditar
Notícias

Pesquisa aponta que mais motoristas dirigem sozinhos para meditar

Estudo feito pela Dacia aponta que dirigir se tornou o principal meio de fuga para driblar o estresse; pesquisa foi feita na Grã Bretanha

Vagner Aquino, especial para o Estadão

15 de fev, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

pesquisa
Sensação de fuga ocupa a primeira posição das dez razões para relaxar ao volante
Crédito:Yousse/Divulgação

Tem gente que acredita em terapia para cuidar da saúde mental. Outros preferem conversar com amigos e familiares. Mas também há quem opte pelo simples ato de dirigir a fim de aliviar o estresse emocional. E uma pesquisa feita pela Dacia (braço da Renault) apontou que esse comportamento vem ganhando cada vez mais força, pelo menos na Grã Bretanha.



O levantamento mostrou que, por lá, um em cada cinco motoristas aproveita os momentos ao volante para pensar na vida e (ao menos tentar) colocar os problemas de lado. De acordo com os britânicos que responderam a pesquisa, a “sensação de fuga” é a principal razão para quem quer relaxar enquanto dirige. No total, 64% dos entrevistados deram tal justificativa.

JF Diorio/Estadão
Dirigir sozinho é mais popular do que outros hábitos relaxantes (JF Diorio/Estadão)

Publicidade


Na sequência, vêm razões como ouvir uma playlist de músicas relaxantes (49%), dar uma pausa nas preocupações (41%) e, por fim, se sentir no controle da própria vida (33%). Aliás, até mesmo atos como sentar em uma poltrona confortável e ficar afastado momentaneamente das pessoas que ama foram apontados pelos britânicos. Veja a lista dos dez principais pontos, abaixo.

  • 1) Sensação de fuga (64%)
  • 2) Ouvir uma playlist de músicas relaxantes (49%)
  • 3) Dar uma pausa nas preocupações (41%)
  • 4) Se sentir em controle da vida (33%)
  • 5) Dar um tempo distante das pessoas que ama (26%)
  • 6) Ter um tempo livre de celular (25%)
  • 7) Experimentar novas vistas, novos horizontes (20%)
  • 8) Permitir que outras ideias criativas venham à mente (14%)
  • 9) Sentar-se em uma poltrona confortável (13%)
  • 10) Sentir o cheiro do carro (10%)

Dados

A pesquisa, que reuniu 2.013 entrevistados, revelou que a maioria dos motoristas passa mais de 43 horas por ano meditando no carro. Para eles, as principais causas dessa fuga vêm de preocupações com finanças, saúde e responsabilidades familiares. 

Em síntese, numa época em que tanto se fala em autoconhecimento, autocontrole e tantos outros termos, o ato de dirigir acabou se tornando um dos principais momentos para a organização de ideias – tudo, sem deixar de prestar atenção no trânsito, é claro! Embora pareça óbvio, foi preciso uma pesquisa para revelar que dirigir sozinho é mais popular do que outros hábitos relaxantes, como corrida ao ar livre (16%), sessões de meditação convencionais (10%), esportes em time (8%) e exclusão de redes sociais (4%).


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião