Você está lendo...
Nova tecnologia de pintura promete reparar arranhões com a luz do Sol
Notícias

Nova tecnologia de pintura promete reparar arranhões com a luz do Sol

Segundo os desenvolvedores, o composto é transparente e repara arranhões na pintura dos carros após 30 minutos de exposição à luz do sol

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

14 de ago, 2022 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

arranhões
Segundo o instituto, tinta poderá ser usada em outros objetos além de carros
Crédito:Reprodução

O Instituto de Pesquisa e Tecnologia Química da Coreia do Sul desenvolveu um novo material que promete remover arranhões dos carros. Trata-se de uma espécie de tinta transparente, que promete recuperar o estado original do veículo através da exposição ao sol por até 30 minutos. Segundo os cientistas da KRICT, centro de pesquisa química sul-coreana, esse material apresenta o mesmo nível de resistência de outros revestimentos disponíveis no mercado.

De acordo com a explicação, essa nova tinta age por conta da luz e da energia. Ou seja, quando o carro fica exposto ao sol, os químicos reagem ao aumento da temperatura, ligando os compostos que foram danificados. Dessa forma, ele faz uma espécie de “maquiagem” no veículo. No entanto, o projeto não especifica que tipos de arranhões a tinta consegue regenerar. A tecnologia tem ação semelhante à do elétrico BMW X1, cuja grade frontal é regenerativa.

arranhões
Divulgação/KRICT

Publicidade


Para demonstrar, a equipe revestiu um carro de brinquedo com o material e arranhou a superfície. Logo em seguida, deixou o modelo tomar um banho de sol por cerca de meia hora. Assim, o arranhão feito anteriormente sumiu da superfície do carro. Porém, mais do que isso, foi confirmado que os arranhões desapareceram após só 30 segundos de exposição.

Há perigo de danificação?

Os sul-coreanos, inclusive, já afirmaram que a tinta absorve até a luz infravermelha, que engloba cores que estão no limite do que nossos olhos conseguem ver. Essa luz, de acordo com a pesquisa, responde por menos de 10% da luz solar do meio-dia, por exemplo. Por isso, evita o aquecimento em massa do carro. No mais, como a composição da tinta não utiliza cor, não há possibilidade de afetar a cor da pintura do veículo.



O responsável pelo desenvolvimento, Dr. Jin Chul Kim, inclusive, comentou que, apesar de ser um produto com foco para a indústria automotiva, ele pode servir para outros objetivos. Como é o caso, por exemplo, dos eletrodomésticos. Portanto, pode ser um material desejável no mercado. Mas, claro, tudo dependerá dos custos de aplicação.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião