Você está lendo...
Peugeot deixará de produzir no Brasil em dezembro com fim do atual 2008
Notícias

Peugeot deixará de produzir no Brasil em dezembro com fim do atual 2008

Documentos denunciam que a Peugeot deixará de produzir o SUV compacto em Porto Real (RJ) para dar lugar a fabricação do Citroën C3 Aircross

Vagner Aquino, especial para o Estadão

11 de nov, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Peugeot carros automáticos
Peugeot 2008 continuará à venda no Brasil mesmo com fim de produção
Crédito:Peugeot/Divulgação

A fábrica da Stellantis em Porto Real (RJ) vai deixar de produzir o Peugeot 2008. A informação é do site argentino Ámbito Financiero, que obteve documentos que evidenciam os números de fabricação do 2008 em Palomar (Argentina). Assim, a planta fluminense terá espaço para outro SUV, o Citroën Aircross.



O SUV de sete lugares da Citroën já começa a produção neste mês e isso vai motivar o encerramento do Peugeot 2008 de primeira geração a partir do dia 2 de dezembro. Cabe, portanto, lembrar que o hatch C3 também tem produção na fábrica fluminense.

Para completar, a partir do segundo semestre de 2024, o SUV-cupê da Citroën – que deve ser chamado de C3 X, mas até então atende por projeto CC22 -, também será fabricado no Rio de Janeiro. Assim, a planta se tornará exclusiva à modelos da Citroën.

Publicidade


Peugeot
Citroën C3 Aircross (Vagner Aquino/Especial para o Estadão)

Já a Peugeot vai se concentrar na planta de Palomar, na Argentina, a partir de 2024. Já na segunda quinzena de janeiro está previsto o início da fabricação das primeiras unidades do SUV 2008. Até lá, em síntese, a unidade vai produzir protótipos e exemplares pré-série do utilitário. Isso, a princípio, serve para ajustes nas linhas de produção.

Peugeot 2008
2008 virá flex e híbrido em 2024 (Diogo de Oliveira/Estadão)

Números

De acordo com o cronograma exposto pelo site argentino, no primeiro mês de 2024, as primeiras 30 unidades deverão sair da linha de montagem argentina da Stellantis. Em fevereiro, o número vai para 249. Sobe para 404 em março, 1.063 em abril e, por fim, ultrapassará 2.000 exemplares a partir de maio. Só em junho, portanto, estabilizará acima da média mensal de 3.000. A ideia é fazer 25.592 unidades em 2024.

Peugeot
Cronograma de produção em Palomar (Reprodução)

Sobre manter o 2008 em linha no Brasil, a resposta é “sim”. Especulações apontam que a ideia da Peugeot é produzir as versões de entrada e as intermediárias em Palomar, enquanto as configurações topo de gama chegariam da Europa (nova geração).


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião