Você está lendo...
Novo SUV faz Renault transferir produção do Kwid para a Colômbia
Notícias

Novo SUV faz Renault transferir produção do Kwid para a Colômbia

Para fabricar o Kardian no Brasil, Renault transfere parte da produção do Kwid para a Colômbia; SUV chega em 2024 com motor 1.0 turboflex

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

22 de set, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

vendas
Renault Kwid assume o pódio dos carros mais baratos do Brasil
Crédito:Renault/Divulgação

A Renault vai revelar o seu novo carro global no próximo dia 25 de outubro, no Rio de Janeiro. Batizado de Kardian, o SUV de entrada vai ser feito em São José dos Pinhais (PR) e deve chegar às lojas no início de 2024. Pois, com a chegada do novo carro, a marca vai fazer mudanças em suas fábricas. Nesta semana, por exemplo, a Renault revelou que parte da produção do Kwid passará para a planta de Envigado, na Colômbia. Assim, a unidade do Paraná poderá receber a linha de produção do Kardian.

De acordo com a Renault, houve um investimento de US$ 100 milhões para adaptar o complexo colombiano. Ou seja, cerca de R$ 486 milhões na conversão direta e sem impostos. Dessa forma, a fábrica na Colômbia, que opera em parceria com a empresa Sofasa, ficará responsável por produzir o Kwid para o mercado local e outros 15 países da América Latina. Assim, a unidade de São José dos Pinhais vai continuar a fabricar o hatch compacto apenas para abastecer o mercado brasileiro.



Renault Kardian SUV
Renault/Divulgação

Publicidade


Vale lembrar que a planta colombiana também produz outros modelos como, por exemplo, Sandero, Logan, Duster e Stepway. Seja como for, a montadora não confirmou um número de produção do Kwid. Entretanto, 50% da linha será exportada.

Como é o Renault Kardian?

Até o momento, a Renault não divulgou muitas informações novo SUV de entrada. Entretanto, é certo que ele será feito sobre a plataforma CMF-B. Aliás, a base já prevê uma futura eletrificação, com versão híbrida flex. Entretanto, para a estreia, o modelo contará com o inédito motor 1.0 turboflex da marca francesa.

Em termos de desempenho, espera-se que o novo 1.0 flex alcance 120 cv de potência máxima. Afinal, o 1.0 turbo disponível na Europa gera 100 cv e 16,3 mkgf de torque. Ou seja, no Brasil vai elevar os números com o uso de etanol na versão flex. O motor trabalha em conjunto com um câmbio automático do tipo CVT, que simula 7 marchas virtuais. Assim, o foco será a economia de combustível – com ótimos números de consumo.


renault
Novo SUV da Renault teve desenho registrado no INPI – Reprodução

Além da nova plataforma e do motor 1.0 turboflex, o Renault Kardian promete se destacar no visual. Embora a marca ainda não tenha divulgado qualquer foto, o SUV teve os desenhos industriais registrados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Assim, é possível ver a estética do modelo, que terá faróis divididos na dianteira, brm como lanternas modernas em formato de “C”.

Nova estratégia

Vale lembrar que, também no dia 25 de outubro, a Renault vai anunciar uma nova estratégia para a região da América Latina, que será a primeira região a receber o SUV Kardian. Pois, tal como contamos no Jornal do Carro, a montadora francesa vai priorizar o lançamento de modelos de maior valor agregado – leia-se novos SUVs maiores. Nesse sentido, a marca já trabalha na nova geração do Duster, seu maior sucesso no segmento. E prepara sua versão do SUV médio Dacia Bigster.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
BMW i7: conheça a limusine elétrica de 544 cv com telão de cinema
Deixe sua opinião