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Preço dos usados cai até 13% após descontos do carro popular, aponta relatório
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Preço dos usados cai até 13% após descontos do carro popular, aponta relatório

Houve uma queda dos preços em até 13% em veículos usados após o decreto do carro popular, principalmente em concessionárias e revendedoras

Ana Carolina Bilatto, especial para o Jornal do Carro

15 de jul, 2023 · 4 minutos de leitura.

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Montadoras utilizaram os R$ 800 milhões em créditos do programa do governo para o carro popular
Crédito:Renault/Volkswagen/Fiat/Jeep

De acordo com o Data OLX Autos, houve uma queda de preço de até 13% nos veículos usados após o decreto do carro popular. Sobretudo nos modelos comercializados por vendedores profissionais, como concessionárias e revendedoras. Nesses locais, a redução foi maior escala na comparação com vendedores menores, particulares e pessoas físicas em geral.

A análise considerou o período anterior ao decreto do carro popular, entre os dias 29 de março e 25 de maio. Bem como o posterior, entre 26 de maio e 05 de julho. Assim, a OLX analisou os dados de anúncios que foram publicados na plataforma. E concluiu que, à medida em que os preços dos carros 0-km caiam, aumentou a pressão para reduzir o preço de seminovos e usados, o que afetou diretamente estes segmentos do mercado.



Momento de instabilidade para os usados

Segundo a Federação dos Revendedores de Veículos Usados (Fenauto), o mercado de carros usados caiu 7,8% das vendas no mês de junho em comparação com maio. A retração interrompeu um período de crescimento contínuo desse mercado. Segundo Enilson Sales, presidente da Fenauto, a queda está relacionada ao aumento nas vendas de veículos 0-km, que cresceram com os incentivos do governo, que somaram R$ 800 milhões em créditos.

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Renault/Divulgação

Os carros usados mais afetados pelo decreto do carro popular

Dessa forma, na avaliação da Data OLX, o Renault Kwid teve uma redução de 13% no preço de modelos usados após o decreto, e barateou até R$ 8.000 em concessionárias e revendedoras. Nos demais anúncios, a redução foi de 3%, o equivalente a R$ 2.000. Em segundo lugar está o Fiat Argo, que registrou queda de 10%, equivalente à R$ 6.990 nos preços de revendedoras e concessionárias. E apenas em 1%, ou R$ 990, nas vendas particulares.

Ou seja, é claro que os incentivos do governo impactaram no mercado de seminovos e usados. Além desse modelos, o Chevrolet Onix 2022 foi o que mais sentiu o efeito do decreto do carro popular. Antes do impulsionamento do governo, o hatch tinha preço 4% maior. Atualmente, está em média R$3.900 mais barato que antes.


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