Você está lendo...
Saiba como proteger a pintura do carro do calor e das chuvas
Manutenção

Saiba como proteger a pintura do carro do calor e das chuvas

Sol intenso e chuvas fortes podem prejudicar a pintura do seu veículo; confira as dicas de como preservá-la e o que fazer em caso de manchas

26 de dez, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Manchas na pintura
Chuvas fortes e sol intenso podem causar danos na pintura do veículo
Crédito:André Lessa/Estadão
Manchas na pintura

Com dias que transitam entre calor forte e chuvas intensas de verão, a pintura do carro é bastante afetada devido a essas variações climáticas, que podem acontecer de uma hora para outra. Para manter o veículo com bom aspecto, algo importante na hora de revender, por exemplo, é preciso ter cautela no dia a dia. 

Com a exposição ao sol intenso, a carroceria pode apresentar manchas de queimadura. Além disso, existe o perigo de chuvas de granizo nesta época de alto verão, entre os meses de dezembro e fevereiro. Confira abaixo algumas dicas para conservar a pintura do seu carro sempre impecável.



(Getty Images)

Publicidade


Pintura e sol não combinam

Encontrar o lugar certo para estacionar é um ponto essencial para quem quer preservar a pintura original do veículo. O ideal é parar o carro em uma garagem para evitar qualquer incidência de chuva e, principalmente, do sol. Mas se não for possível e você estiver atrás de uma sombra, tome cuidado também ao parar debaixo de uma árvore.

Isso porque além do perigo de cair algum galho, as árvores soltam seivas que podem ser difíceis de remover. O pior, contudo, são as fezes de pássaros, mais comuns nesses locais, que podem até corroer a pintura. Caso aconteça, remova a sujeira apenas com um pano úmido, sem esfregar muito para evitar riscos. 

Se preferir usar uma capa protetora, preste atenção no tipo de tecido utilizado: ele deve ser do tipo que transpira para não reter calor e umidade. Se o carro ficar exposto em local sem cobertura, por exemplo, invista em uma capa impermeável. O acessório também pode proteger a lataria se o carro enfrentar uma chuva de granizo, por exemplo.


“Além disso, a limpeza do veículo deve ser realizada antes do uso desse tipo de proteção. Cobrir um carro com a umidade das chuvas pode causar manchas”, alerta Ricardo Vettorazzi, gerente técnico da Divisão de Repintura da PPG, fabricante global de tintas e revestimentos.

detalhamento
Sergio Castro/Estadão

Não exagere no polimento

Pensando em conservar a pintura do veículo do sol e da chuva, muitos motoristas recorrem ao polimento. Entretanto, saiba que esse recurso deve ser usado com parcimônia. “Se utilizado com frequência, o polimento pode diminuir a camada de verniz ou de esmalte”, afirma Vetorazzi. 


Mesmo uma simples lavagem requer cuidados. Em primeiro lugar, use produtos específicos para a área automotiva e panos macios para não causar riscos. Outra dica é não lavar o carro com a lataria quente, já que a temperatura acelera a secagem da água e do sabão e pode causar manchas.

Todavia, se a pintura já estiver comprometida, será necessário levar o automóvel a um especialista. O profissional é o mais indicado para sugerir o que deve ser feito para sanar o problema: polimento, enceramento, vitrificação ou até cristalização da pintura, processos que exigem um cuidado maior. 

Mas fique atento à oficina onde você vai levar seu carro. Com a exposição ao calor e às chuvas, um reparo mal feito pode manchar a pintura ou causar pontos de ferrugem na lataria. Produtos à base de água e os de alto teor de sólidos são os mais indicados por oferecerem mais durabilidade em comparação com os convencionais.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião