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Sandero elétrico é confirmado e estreia até 2028 com preço acessível
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Sandero elétrico é confirmado e estreia até 2028 com preço acessível

CEO da Dacia, marca romena do grupo Renault, confirma nova geração do Sandero entre 2027 e 2028 com versão elétrica inédita e barata

Ana Carolina Bilatto, especial para o Jornal do Carro

20 de jun, 2023 · 4 minutos de leitura.

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Sandero EV
Novo Sandero está confirmado e estreia entre 2027 e 2028 com versão elétrica que promete ser a mais acessível do mercado europeu
Crédito:Dacia/Divulgação

A versão elétrica do Sandero chegará ao mercado até 2028. De acordo com o CEO da Dacia, marca do grupo Renault, Denis Le Vot, o hatch pode ter um alcance mais curto comparado com seus concorrentes, mas levará menos tempo para concluir o carregamento. Além disso, Le Vot afirmou que o modelo será mais acessível que as opções existentes hoje no mercado global. Ou seja, podemos ter um Sandero EV mais interessante que o Kwid E-Tech.

“O segmento de hatches de entrada define quem somos e o que fazemos. Não esqueceremos de quem somos. Nosso modelo terá autonomia menor, mas com recarga mais rápida. Bem como queremos ter o produto mais acessível”, declarou o executivo. O CEO da Dacia ainda falou sobre preço dos veículos elétricos, e afirmou que os valores maiores inviabilizam que consumidores médios realizem a troca de veículos a gasolina para elétricos.



Sandero EV
Sandero terá nova geração, mas só daqui a quatro anos (Dacia/Divulgação)

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Sandero EV será elétrico barato

A Renault lançou o Sandero no Brasil em 2008, e o hatch, que teve a liderança da engenharia brasileira no projeto, atualmente está na terceira geração. No entanto, o modelo está prestes a sair de linha no País, onde sobrevive na versão Stepway. Por enquanto, a Renault não pretende vender aqui a atual linha do Sandero e do sedã Logan. Mas, com o lançamento da nova geração pela Dacia, é possível termos no futuro um Sandero elétrico.

Seja como for, o hatch não é o primeiro carro a bateria da Dacia. A montadora já tem o Spring, que é a versão romena do Kwid E-Tech com bateria de 27,4 kWh e alcance de 230 km. Além disso, o preço é acessível na Europa, a partir de € 10.920 (R$ 57.600) com incentivos do governo na Alemanha. O Sandero EV usará a plataforma CMF-B da Renault, na sua variante elétrica. Ou seja, a mesma base do Renault 5, que estreia em 2025.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.