Você está lendo...
Stellantis projeta que carros a combustão irão sobreviver só até 2050
Mercado

Stellantis projeta que carros a combustão irão sobreviver só até 2050

Segundo a Stellantis, os combustíveis sintéticos devem permitir que veículos com motor a combustão continuem rodando por muito tempo

Ana Carolina Bilatto, especial para o Jornal do Carro

20 de set, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Fiat Strada Peugeot 208 1.0 turbo Stellantis
Strada e 208 serão os próximos modelos da Stellantis da ganhar o motor 1.0 turbo de até 130 cv e o câmbio automático CVT
Crédito:Stellantis/Divulgação

A Stellantis está avançando em direção a um futuro totalmente elétrico. Mas sem esquecer dos motores de combustão interna. Conforme a agência Reuters, o vice-presidente da Stellantis, Christian Mueller, diz que esses veículos vão funcionar por muito tempo. Porém, a produção deve ir só até 2050.

Sendo assim, a Stellantis fez parceria com a Aramco para desenvolver e usar combustíveis sintéticos. Assim, no futuro os veículos convencionais serão bem menos poluentes. Para isso, a empresa testou o produto em vários tipos de motores.

Conforme a empresa, 24 motores usados ​​na Europa por várias marcas funcionaram bem com combustível sintético. Nesse sentido, a Stellantis informa que pode reduzir as emissões desses motores em até 70%. Ou seja, considerando toda a sua vida útil.

Publicidade




Stellantis aposta em combustíveis sintéticos

No entanto, a empresa não está voltando atrás nos planos de eletrificação. Diferentemente disso, busca desenvolver uma linha linha de produtos 100% eletrificada até 2030. Vale lembrar que a Stellantis é o o terceiro maior grupo automotivo do mundo.

Segundo a empresa, os veículos convencionais irão continuar sendo usados a longo prazo. Mas com o suporte dos combustíveis sintéticos. Mueller afirma que 25% do veículos da empresa ainda estarão em uso depois de 20 anos. Ou seja, a exposição prolongada aos combustíveis sintéticos é considerável.

Redução das emissões

O uso de combustíveis sintéticos não é novidade. A Porsche investe nessa solução desde 2022. Bem como, a Bentley, que adotou biocombustíveis em seus carros neste ano. Isso influenciou a União Europeia a permitir a produção de carros com motor a combustão interna até 2035.


Porém, desde que usem combustíveis sintéticos. Os EUA também planejam proibir a produção de novos veículos com a combustão até 2035. Da mesma forma, a Austrália deve seguir essa trilha. Apesar disso, na Europa, houve resistência à nova legislação.

Uma aliança da Alemanha e outros países levou à exceção para o combustível sintético. Assim, esse novo produto promete gerar mudanças no mercado nos próximos anos. Por fim, a Stellantis busca ser uma empresa sem emissões de carbono até 2038. Para isso, usará combustíveis sintéticos em modificar os veículos.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Novo Ford Territory chega para encarar Compass e Corolla Cross
Deixe sua opinião