Você está lendo...
Toyota RAV4 2025: o que sabemos da 6ª geração do SUV japonês
Notícias

Toyota RAV4 2025: o que sabemos da 6ª geração do SUV japonês

Ainda sem informações oficiais da Toyota, projeções mostram como deverá ser o visual do SUV; versão elétrica não está descartada

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

03 de jan, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

projeção Toyota RAV4
Projeção mostra como seria a sexta geração do Toyota RAV4
Crédito:Q Cars/Reprodução

A Toyota é a montadora que mais vende carros no mundo. Até novembro de 2023, a empresa abocanhou 10,9% do mercado global, com 6,8 milhões de unidades comercializadas. E um dos modelos da marca campeão de vendas é o RAV4, que levou o título em 2022 – apesar de ter perdido algumas posições, ocupando a quarta colocação até o primeiro semestre do ano passado.

Por isso não é surpresa que a Toyota esteja planejando uma nova geração para o SUV. A atual geração foi lançada em 2019 e entra no seus sexto ano de vida, o que já indica que seu tempo de mercado está prestes a terminar. Mas tudo ainda segue em segredo absoluto, embora algumas informações sejam especuladas em sites especializados. 



A começar pela data de estreia. Como o carro vai receber pequenas mudanças em breve, a próxima geração chegará provavelmente no fim de 2024 já como modelo 2025. 

Publicidade


Como será o novo Toyota RAV4

Toyota
Toyota/Divulgação

Apenas com informações de bastidores, o canal do Youtube Q Car fez projeções com dicas de como deve ser a sexta geração do RAV4. Lembrando, contudo, que se tratam apenas de imagens geradas por computação gráfica e nada é oficial da Toyota por enquanto.

O design, por exemplo, ficará mais agressivo, com linhas mais marcadas na dianteira. É possível que a marca adote elementos de estilo do SUV elétrico bZ4X (acima) e até da atual geração do Prius.


Em termos de motorização, o RAV4 deverá ter uma opção de entrada somente a combustão e manterá as versões híbridas, mas com revisões no conjunto. O atual 2.5 aspirado pode ser substituído por um 2.4 turbo para atuar com o motor elétrico. Aliás, uma versão somente elétrica também não está descartada.

Por dentro, o SUV receberá melhorias nos acabamentos em relação ao modelo à venda hoje e haverá uma nova tela para a central multimídia, mais moderna e tecnológica. Por fim, no quesito segurança, o RAV4 deve estrear o pacote Safety Sense 3.0, com aprimoramentos dos sistemas sobre o atual 2.5.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.