Você está lendo...
Caminhão elétrico sem motorista T-Pod começa a operar na Suécia
Tecnologia

Caminhão elétrico sem motorista T-Pod começa a operar na Suécia

Fabricado pela startup sueca Einride, o caminhão autônomo de nível 4 T-Pod leva 26 toneladas e não tem nem cabine para o condutor

Redação

17 de mai, 2019 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Einride T-Pod
O caminhão autônomo T-Pod tem permissão para rodar a até 5 km/h em trechos curtos
Crédito:Ilze Filks/Reuters

É o capacete de um soldado do exército de Darth Vader? Não, não estamos em “Star Wars”. A engenhoca da foto é um caminhão elétrico e não precisa de motorista. O veículo se chama T-Pod, foi desenvolvido pela startup sueca Einride e começou a fazer entregas para a empresa de logística DB Schenker.

Vídeo da semana: Teste e todos os detalhes do novo Pajero Sport

Publicidade


Conseguir autorização para colocar o caminhão autônomo nas ruas foi uma vitória para a startup. O CEO da empresa, Robert Falck, agora tenta estabelecer parcerias com fornecedores para tentar conseguir escala de produção. Até grandes fabricantes de caminhões estão sendo sondados.

A Einride parece pequena, mas tem investidores como o ex-diretor de caminhões da Daimler na Ásia, Marc Llistosella. O movimento de buscar alianças fortes para dividir os custos pesados das tecnologias elétrica eautônoma não é só dela. Uma startup de caminhões elétricos nos Estados Unidos chamada Rivian conseguiu arrancar da Ford a promessa de investir US$ 500 milhões (R$ 2 bilhões).

T-Pod leva 26 toneladas e tem nível 4 de autonomia

O T-Pod consegue transportar até 26 toneladas. Ele não tem cabine de motorista, o que significa uma redução de custos operacionais de frete rodoviário de cerca de 60%, em comparação a um caminhão a diesel com motorista.


Além da DB Schenker, a Einride já recebeu encomendas da gigante alemã Lidl, da entregadora sueca Svenska Retursystem e de cinco empresas de varejo que estão entre as 500 empresas mais ricas do mundo. A meta da startup é ter 200 veículos em operação até o final de 2020.

LEIA TAMBÉM

Hoje, as empresas transportadoras de carga estão sob pressão em várias frentes. Elas têm de reduzir os prazos de entrega e as emissões de poluentes. Além disso, enfrentam uma crescente escassez de motoristas.


O T-Pod tem o nível 4 de autonomia, a segunda categoria mais alta, e usa uma plataforma Nvidia Drive para processar dados visuais em tempo real. Um operador, sentado a quilômetros de distância, pode supervisionar e controlar até 10 veículos de uma só vez.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOU TUBE

Por enquanto, ele só tem permissão para fazer viagens curtas – entre um armazém e um terminal – a até 5 km/h, em uma área industrial de Jonkoping, no centro da Suécia. Agora, a Einride busca obter mais permissões de rota pública se expandir aos Estados Unidos.


Deixe sua opinião