Você está lendo...
Taliant antecipa novo Renault Logan que vai ser vendido no Brasil
Notícias

Taliant antecipa novo Renault Logan que vai ser vendido no Brasil

Desenhos industriais mostram que o sedã vai abandonar o design da Dacia e adotar o estilo da Renault; Logan pode até trocar de nome

Diogo de Oliveira, Especial para o Estado

27 de nov, 2020 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Desenhos industriais mostra o novo Renault Taliant, sucessor do Renault Logan
Crédito:Renault

A Renault registrou na Europa os desenhos de patente de um novo sedã chamado Taliant. O modelo é a versão da Renault para o Dacia Logan, modelo bastante conhecido dos brasileiros. Antes de mais nada, o Taliant antecipa a nova geração do Renault Logan nacional. A previsão é que o carro seja lançado em 2022.

Um executivo da marca francesa havia antecipado essa mudança há dois anos. Isso foi em meados de 2018. O então gerente global de marketing da Renault, Sylvain Coursimault, disse ao jornal parisiense Le Figaro que a marca não faria mais carros derivados de modelos da Dacia.

Sedã Taliant tem o design característico dos Renaults europeus (Reprodução)

Publicidade


Na ocasião, Coursimault se referiu ao desenho das marcas, que seriam mais diferenciados no futuro. Pois o futuro Renault Taliant mostra exatamente isso. O modelo é uma reinterpretação do novo Dacia Logan. A novidade, contudo, tem os traços atuais dos carros europeus da Renault.

Essa estratégia pretende distanciar a marca francesa da romena. E também resgatar um certo prestígio perdido pela Renault em alguns mercados, como o brasileiro. Por aqui, a marca praticamente abandonou a gama europeia para apostar tudo do trio Duster, Logan e Sandero.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se


Família toda vai mudar

Nesse sentido, é esperado que o Taliant sirva de base para o novo Sandero e o aventureiro Stepway. A recente reestilização do Sandero atual inclusive já buscou dar um estilo mais francês ao hatch, adotando as lanternas em forma de gancho dos Renaults europeus.

Todavia, a cabine do futuro Renault Taliant é quase igual à do novo Dacia Logan. A marca basicamente trocou o volante da marca romena pelo de três raios com o losango no centro. Há uma expectativa de que os materiais do novo sedã sejam de maior qualidade, trazendo refino à cabine.

Cabine do Taliant traz linhas do novo Dacia Logan e só o volante é da Renault (Reprodução)

A única imagem da cabine não mostra muitos detalhes em relação aos equipamentos. Mas é possível ver que o painel traz no topo central uma tela multimídia flutuante de 8 polegadas. E os comandos do ar-condicionado terão visores digitais no meio dos botões, como no novo Duster.

Nova plataforma e motor turbo

Tal como antecipamos no Jornal do Carro, o Taliant nascerá da plataforma modular CMF-B do Renault Clio europeu. A arquitetura vai aposentar a base B0 (zero) da Dacia. O trio da Renault é feito sbre essa base desde os anos 2000. E que foi reforçada em 2019 para a segurança.

sandero
Novas gerações dos Dacias Logan, Sandero e Stepway serão diferentes no Brasil (Divulgação)

Além da arquitetura moderna, o Taliant terá motor turbo. O futuro novo Logan deverá adotar a versão sobrealimentada do pequeno motor 1.0 SCe de 3-cilindros. Este deverá substituir o atual 1.6 SCe naturalmente aspirado. Versões de entrada devem ter o motor 1.0 SCe aspirado.

Nova geração do Logan deve ser lançada no Brasil em 2022. E para se alinhar de vez à Europa, o sedã pode trocar de nome por aqui e se chamar Taliant. O mesmo é esperado para o Sandero. Apenas o Stepway deverá manter o batismo, devido ao seu sucesso nas vendas.




Deixe sua opinião