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Toyota vai anunciar novo híbrido flex no Brasil com produção nacional
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Toyota vai anunciar novo híbrido flex no Brasil com produção nacional

SUVs Raize, Urban Cruiser e Yaris Cross são cogitados como opção de SUV híbrido no Brasil; Toyota vai anunciar decisão até o fim de novembro

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

14 de set, 2022 · 5 minutos de leitura.

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Toyota
Yaris Cross híbrido une motor 1.5 a gasolina a um elétrico que, juntos, geram 116 cv
Crédito:Toyota/Divulgação

Não é segredo que a Toyota planeja lançar no mercado brasileiro um novo carro híbrido flex. Com o sucesso do Corolla sedã e do SUV Corolla Cross, a marca agora está na reta final de definição e vai anunciar, nos próximos meses, qual será o novo modelo feito na fábrica de Sorocaba (SP).

Vagner Aquino/Jornal do Carro

Tal como o Jornal do Carro antecipou, o mini SUV Raize é a opção mais quente. Entretanto, talvez ele seja “pequeno demais” para o mercado brasileiro, uma vez que tem menos de 4 metros de comprimento – ou seja, é menor que o Fiat Pulse. Dessa forma, surgem outros candidatos, como o Yaris Cross europeu, que tem tamanho próximo de Tracker e T-Cross, e o novíssimo Hyryder Urban Cruiser, feito com a Suzuki na Índia e irmão gêmeo do novo Grand Vitara.

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SUVs Toyota Raize
Toyota/Divulgação

Seja qual for a decisão, a marca deverá anunciar sua próxima novidade dentro de dois meses, conforme antecipou o jornalista e colunista, Fernando Calmon. Segundo ele, o plano da Toyota é que todos os modelos à venda no Brasil tenham ao menos uma versão híbrida flex na gama. Assim, até mesmo o Yaris atual pode se beneficiar da estratégia.

Yaris Cross é opção

De acordo com Calmon, a Toyota do Brasil vai seguir a estratégia mundial da marca e terá uma versão híbrida para todos os veículos do portfólio. Assim, o Yaris nacional entra na fila e pode ganhar versão eletrificada. Entretanto, o hatch e o sedã feitos no interior paulista já não vendem tanto quando nos últimos anos. Por isso, a marca vai produzir um novo modelo em Sorocaba, e ele pode ser o SUV Yaris Cross, já disponível na Europa.


Toyota
Toyota/Divulgação

Para quem não se lembra, o utilitário compacto estreou em 2020 no Japão. Ele usa a plataforma da nova geração europeia do hatch. Dessa forma, será concorrente direto dos SUVs mais vendidos do mercado brasileiro, como Jeep Renegade, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross, etc. Especulações apontam que o modelo – pensado, de início, para os mercados europeu e asiático – tem boas chances de ser feito aqui já a partir de 2023.



Raize tem tamanho e proposta do novo C3

O Yaris Cross usa plataforma TNGA-B, que é uma versão “encurtada” da TNGA do Corolla Cross. Na Europa, o SUV traz motor 1.5 aspirado de três cilindros (a gasolina) que trabalha em conjunto com outro motor elétrico. A potência combinada é de 116 cv (aqui, por ser flex, terá mais desempenho). Tração integral e câmbio automático CVT completam a mecânica, que faz 30,8 km/l de consumo médio. Lá fora, tem ainda opção 1.5 a combustão de 120 cv.


Nas dimensões, o Yaris Cross tem 4,19 metros de comprimento, 1,76 m de largura e 1,59 m de altura. Já o entre-eixos do SUV compacto tem 2,56 m. Para comparação, o Toyota Raize tem tamanho e proposta semelhante à do novo Citroën C3. O mini SUV mede 3,99 metros de comprimento, por 1,69 m de largura e 1,62 m de altura. No entre-eixos, são 2,52 m. Já a mecânica pode ter o mesmo conjunto da linha Yaris. Ou seja, motor 1.5 Dual VVT-i flex de 110 cv e 14,9 mkgf de torque (com etanol).

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.