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VW Up! sai de linha na Europa e dará lugar a novo carro elétrico ID.1
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VW Up! sai de linha na Europa e dará lugar a novo carro elétrico ID.1

Subcompacto da VW tem a produção encerrada na Europa, onde era produzido na Bratislava, na Eslováquia; modelo deve ser substituido pelo ID.1

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

14 de out, 2023 · 4 minutos de leitura.

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Up!
Volkswagen Up! teve até versão elétrica, chamada e-Up!, que nunca veio ao Brasil
Crédito:Divulgação/Volkswagen

O Volkswagen Up!, subcompacto da marca alemã, saiu de linha no Brasil em 2021, três meses após ter sua linha 2021 anunciada. Ainda que a marca tenha tentado emplacar o modelo como um 4 lugares, ao invés de 5, evitando a adição de um cinto de três pontos para quem viaja no meio, seu fim era mais do que certo. Agora, o mesmo acontece na VW da Europa.

Substituto do VW Fox no mercado do velho continente, o Up! teve sua produção encerrada, segundo a revista Autocar. O modelo tinha sua produção na fábrica da marca na Bratislava, na Eslováquia, e encerrou um ciclo de 12 anos de produção, iniciado oficialmente no ano de 2011.



O planos da Volkswagen para a Europa são outros, segundo a publicação britânica. Agora, o hatch Polo assume o lugar de veículo de entrada da marca, e mesmo assim corre o risco de também sair de linha. Apesar de contar com uma versão elétrica, chamada e-Up!, o modelo será futuramente substituído pela nova aposta elétrica da marca, o VW ID.1.

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Volkswagen ID.2 será o primeiro modelo com tração dianteira sobre plataforma MEB (VW/Divulgação)

A expectativa é de que o novo modelo elétrico da marca tenha preço abaixo dos R$ 100 mil na Europa, e que o Polo ceda lugar a outro elétrico, o ID.2, cujas linhas são do ID.2all. O modelo tem como destaque o interior, com tem elementos que rementem a grandes sucessos da marca no passado. 

VW Up! era ágil na cidade e tinha motor Turbo

Up! TSI impressionava pelo desempenho nas acelerações (VW/Divulgação)

O Volkswagen Up! teve vendas no Brasil entre 2014 e 2021, e tinha como destaques a moderna construção da carroceria, o baixo peso e agilidade no circuito urbano. Além disso, o motor 1.0 3 cilindros aspirado tinha bom desempenho. Entretanto, o modelo ganhou fama por conta do motor 1.0 TSI, turbo, e a adição da famigerada tampa traseira preta.

Por fim, tendo que lidar com problemas de fornecimento de matéria-prima e peças para o modelo ainda em 2020, a produção da VW focou em modelos com maior índice de vendas, como a linha Gol/Voyage. Além disso, também na preparação da planta de Taubaté (SP) para receber a produção do futuro Polo Track, substituto do Gol. Vendido em versão única Xtreme TSI, saiu de cena em abril de 2021.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.