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Sexta-feira 13 é dia de lembrar dos carros mais feios
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Sexta-feira 13 é dia de lembrar dos carros mais feios

Preparamos uma lista com dez dos carros mais feios do mundo produzidos em série

Redação

13 de set, 2019 · 9 minutos de leitura.

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sexta-feira 13
FIAT MULTIPLA
Crédito:Fiat/Divulgação

A sexta-feira 13 é considerada como um dia de azar. A crendice estaria associada ao ocultismo, magia negra e outras superstições. O tema deu origem até à série “Sexta-Feira 13”, com 12 filmes estrelados pelo fictício Jason Voorhees. Para marcar a data, preparamos uma lista com os carro mais feios de todos os tempos. Como gosto não se discute, se você discorda ou sentiu falta de algum modelo, deixe seu comentário.

Pontiac Aztek

O modelo da marca da GM é figurinha carimbada em qualquer lista de carros feios. A explicação para as linhas, que não conversam entre sim, pode estar no fato de o desenvolvimento ter sido feito por quatro equipes diferentes. A meta da Pontiac era vender 75 mil Aztek no primeiro ano de produção. Na prática, apenas 27.322 unidades foram emplacadas. Mais da metade era de locadoras de veículos ou usada por funcionários da GM. O Aztec foi feito de 2001 a 2004. Apesar de ser feio, o carro se destacou positivamente em pesquisas do JD Power, que medem a satisfação do consumidor. Recentemente, o Aztec voltou a brilhar como o carro de Walter White, protagonista da série de TV “Breaking Bad”.

Fiat Múltipla

Outro modelo que não cansa de aparecer na lista dos mais feios é a primeira geração da Fiat Multipla. Assim como o Aztec, minivan lançada em 1998 parece ser fruto da união de vários carros totalmente diferentes. No capô há uma espécie de “degrau”, onde ficam dois faróis auxiliares e o símbolo da Fiat. Apesar disso, o carro vendeu bem no mercado italiano e participou até de uma mostra no Moma (Museum of Modern Art), em Nova York. Reestilizada em 2004, a Multipla ficou parecida com o Idea vendido no Brasil e deixou de ser produzida em 2010.

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Bond Bug

Feito de 1970 a 1974, o pequeno esportivo inglês para duas pessoas tinha apenas três rodas e carroceria escamoteável. Havia três versões com motores de 700 cm³, duas com 29 cv e uma com 31 cv. A única cor disponível era laranja, embora seis unidades vendidas a uma empresa de tabaco tenham sido pintadas de branco. O carrinho custava mais que um Mini, à época.

Nissan Juke

Lançado em 2011 e feito sobre a mesma base do March, o crossover é um dos carros nais estranhos da Nissan. Baseado no protótipo Qazana, o Juke tem vários elementos de iluminação em diferentes lugares. Abaixo da grade da frente ficam os faróis; na linha do capô estão as lentes dos faróis altos e as setas. Na parte inferior do pára-choque estão os faróis de neblina. Segundo informações da marca, foram utilizados elementos de SUVs e esportivos na criação do Juke. A mistura não funcionou bem.

SsangYong Actyon

O Actyon é muitas vezes descrito como “exótico”, “controverso” e “excêntrico”. Há qualidades, como a mecânica da Mercedes-Benz e o bom nível de conforto. A lista de equipamentos de série é ampla e o preço sempre foi competitivo. Já o visual… A linha do teto forma um arco até a traseira, onde um recorte abrupto deixa o visual quadradão. A dianteira tem capô abaulado, grade triangular e faróis que remetem a uma mistura entre os antigos Ford Focus e Volkswagen Fusca.


Citroën Xsara Picasso

Resposta da Citroën ao sucesso da Renault Scénic. a Xsara Picasso surgiu em 1999. Apesar do visual polêmico, a minivan logo passou a ser o líder de vendas da categoria na França. Na Europa, foram vendidas 1.736.727 unidades até o fim da produção, em 2010. No Brasil, a Picasso começou a ser fabricada em 2001 em Porto Real (RJ). Até sair de linha, em 2012, foram emplacadas mais de 100 mil unidades no País.

Lamborghini LM002

É difícil acreditar que a Lamborghini já tenha feito um carro feio. Além dos belos superesportivos, a marca italiana mandou muito bem no Urus, Mas o SUV lindão, lançado no ano passado, não foi a primeira incursão da Lamborghini no segmento. Em 1986 a empresa lançou o horrendo LM002. O objetivo era vendê-lo para o Exército dos EUA. A ideia até que faz sentido, uma vez que, no campo de batalha, beleza é o que não se vê.


AMC Gremlin

Parece piada, mas o Gremlin foi lançado em 1º de abril de 1970. No Brasil, trata-se do dia da mentira e nos EUA o “April’s fool” é conhecido por ser uma data alusiva à pegadinhas e armações. Embora feito, o Gremlim tinha uma legião de fãs nos EUA, Canadá e México. Entre os motores havia um enorme V8 de 6,6 litros. Até 1978, quando a produção saiu de cena, foram vendidas 671.475 unidades.

Tatra 603

Feito de 1953 a 1975, o carro tcheco era considerado como um dos mais luxuosos de sua época na Europa oriental. O motor 2.5 V8 ficava na traseira. Na frente, os três faróis compõem um visual bem esquisito. Na segunda geração o Tatra 603 ganhou dois conjuntos duplos de faróis. Só ma terceira, de 1968, o desenho ficou um pouco mais acertado.

Aston Martin Lagonda

A Aston Martin é reconhecida por seus belos carros, como o DBS e o Rapide. A marca brilha também nos filmes do agente secreto James Bond, habituado a acelerar seus esportivos. Por isso é complicado entender como o Lagonda durou de 1976 a 1989. O sedã de luxo tem dianteira esquisita, bicuda e quadrada. Mas foi um modelo desenvolvido com muitas inovações tecnológicas quando foi lançado. A marca “resgatou” o nome em conceito luxuoso, apresentado no ano passado.


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