Onboard

A obsolescência programada do vice

Hyundai HB20 vai ganhar nova geração no ano que vem e nem sentirá a queda de vendas que o tempo poderia lhe impor

Diego Ortiz

15 de out, 2018 · 4 minutos de leitura.

vice" >
Hyundai HB20 R-Spec
Crédito: Crédito: Hyundai/Divulgação

A Hyundai estudou muito bem o mercado brasileiro para lançar o HB20 em setembro de 2012. Viu o que tinha de bom na concorrência, em especial no Volkswagen Gol, e fez um carro sólido, bom de dirigir, que dá pouca manutenção e com um visual moderninho e diferente que agradou muito à época. Não por acaso virou o vice líder do mercado brasileiro.

Leia mais:

Instagram: @dicopr

Publicidade


Hoje, após uma única reestilização, em 2015, o HB20 já parece um pouco datado. E o leve declínio de suas vendas confirmam isso. Porém, como eu disse antes, a marca estudou muito bem o mercado brasileiro ao lançar o hatch e não parou por lá. E em uma espécie de obsolescência programada do “bem”, sua nova geração chega (até o segundo semestre de 2019) justamente quando ele começa a perder um pouco de força. Parece até que a marca adivinhou.

Mesmo assim, ele possivelmente entregará para a Hyundai a vice-liderança do mercado no fim do ano, um feito gigantesco para um carro de seis anos que pertence a uma marca que não está entre as “Top 5” de vendas. Prova de que o produto é bom.

Veja mais: Cuidados para evitar problemas com o câmbio automático


Sobre a nova geração, flagras mostram que o carro ficará um pouco maior, com 5 cm a mais de entre-eixos, e que o foco continuará sendo no design. Brasileiros que fazem parte do projeto foram ao centro de desenvolvimento do grupo Hyundai-Kia em Namyang, Coreia, e gostaram do que viram na aprovação de estilo.

Motores do vice serão os mesmos

Em termos de plataforma e mecânica, não haverá mudanças. Seguem o 1.0 aspirado, o 1.6 e o 1.0 Turbo, talvez com algumas melhorias para render mais, como injeção direta de combustível. Outra atualização deverá ser na retirada do tanque de partida a frio, que não faz mais sentido. De resto, como os motores do carro são relativamente modernos, a Hyundai dará uma economizada neste aspecto, o que é normal.

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.