O Ford Ka, atualmente, e em especial na versão 1.5, é o melhor compacto de se dirigir do mercado. Se ele é o melhor produto é outra história. Isso inclui lista de equipamentos, relação custo/benefício e até pós-venda. Mas na hora de pegar o volante, sim, ele é o melhor.
Mesmo sendo o melhor, ele fica atrás de Chevrolet Onix, o líder disparado dos compactos de entrada (e bota disparado nisso), e do Hyundai HB20 nas vendas. E as coisas tendem a piorar. Onix vai ganhar uma nova geração neste ano e o HB20 uma reestilização completa, com foco no visual.
Ambas prometem ser bem revolucionárias, com motores turbinados, sistemas multimídias modernos, ganho de tamanho interno e externo e até internet 4G no interior. Com isso, o Ka, que acabou de mudar, ficará uma geração atrás de seus principais concorrentes.
Publicidade
+ Ford terá dois novos SUVs no Brasil: Escape e Territory
+ Fiat Strada vai ser substituída
+ Honda Civic reestilizado chega em outubro
Dificilmente ele perderá a terceira posição, já que os Volkswagen Gol e Polo, Fiat Argo e Renault Kwid teriam que subir um patamar de cerca de 2 mil unidades para encostar no Ford. Porém, é possível que ele perda vendas, assim como todo segmento, para os dois novatos de 2019.
Vendas menores levam a market share menor que leva a mais dificuldade de investimento. Por isso, é bom a Ford se apressar para apresentar pelo menos uma tecnologia mais inovadora no Ka no início do ano que vem. Senão o melhor compacto do Brasil poderá passar por maus bocados.
Os carros mais vendidos no Brasil em março
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.