Primeira Classe

Restaurantes que deram origem a hotéis de luxo

Nobu e Fasano são marcas cuja fama cresceu tanto que ultrapassou a gastronomia

Rafaela Borges

18 de out, 2019 · 6 minutos de leitura.

Nobu Malibu" >
Nobu Malibu
Crédito: Divulgação

O restaurante Nobu abriu recentemente sua primeira filial em São Paulo. Em setembro, a marca confirmou que também haverá um hotel com a bandeira em território paulistano – esperado para 2021.

Mas o que veio primeiro? O hotel ou o restaurante? O Nobu é um dos casos de restaurante badalado cuja marca ganhou tanta força que acabou estendendo seu ramo de atuação. Nesse caso, virou também hotel.

Um outro exemplo importante está no mercado brasileiro. Trata-se da rede Fasano, que hoje tem hotéis em diversas cidades brasileiras e até uma filial no Uruguai.


 

LEIA RESENHAS DE HOTÉIS DE LUXO

 


Nobu, a marca descolada

O Nobu é o restaurante japonês mais famoso do mundo, com filiais em diversas capitais e cidades cosmopolitas do mapa. Um de seus sócios é também um dos atores mais consagrados de todos os tempos, Robert De Niro.

Porém, não foi De Niro quem transformou o restaurante em um hit mundial, e sim o chef que o criou, nos anos 80: Nobu Matsuhisa. Hoje, são cerca de 30 restaurantes em 20 países.

O estilo do restaurante é conhecido como “Nobu style”. Isso significa um toque da culinária peruana na gastronomia japonesa.


Os Estados Unidos são o país em que o Nobu é mais famoso. Por lá, há duas filiais em Nova York, duas em Las Vegas e uma em Malibu, com vista para o mar.

O público dos restaurantes é bastante jovem, descolado. Celebridades e influenciadores das mais variadas áreas são presença constante no Nobu. Um local que, além de boa gastronomia, é também para ver e ser visto.

 


CONFIRA O VÍDEO DO HOTEL SHANGRI-LA LONDON, AT THE SHARD

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Rafaela Borges (@rafaelatborges) em

 


 

Hotéis Nobu

Quando se observa o estilo da agora rede de hotéis, também comandada por Matsuhisa e De Niro, nota-se que ela é bem voltada ao público alvo do restaurante. A começar pela escolha dos locais.

Além das cidades mais cosmopolitas do mundo, como Londres, Nova York, Chicago e Palo Alto (o epicentro do Vale do Silício), o Nobu também tem filiais em locais famosos por serem badalados destinos de viagem, especialmente no verão.


Exemplos são Miami, Las Vegas e Malibu, nos EUA, e Marbella e Ibiza, na Espanha. A unidade mais recente da rede foi inaugurada recentemente, em Barcelona, também na Espanha.

Os hotéis têm decoração luxuosa e bastante contemporânea, e costumam sediar bares badalados. Mais que locais de hospedagem, são também pontos de encontro.

 


CLASSES EXECUTIVAS

 

Fasano e o extremo luxo

O Fasano foi, por anos, o restaurante mais famoso de São Paulo, e de todo o Brasil. Claro que, com o passar dos anos, e o fortalecimento de São Paulo como uma forte referência gastronômica mundial, ganhou muitos rivais.


Porém, seus domínios já vão muito além da gastronomia. O hotel Fasano foi o primeiro de uma pequena rede que é uma das referências do luxo na hotelaria nacional.

Depois, vieram filiais no Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Porto Feliz (no condomínio de luxo Boa Vista, no interior de São Paulo) e Punta del Este, no Uruguai.

As mais recentes inaugurações da rede, em 2018 e neste ano, foram respectivamente em Salvador e Belo Horizonte.


Em breve, haverá uma unidade em São Paulo, a estação de veraneio mais badalada do Brasil, e outras duas na cidade de São Paulo.

 

CONFIRA O VÍDEO DO HOTEL FERA PALACE, EM SALVADOR


 

Ver essa foto no Instagram

 

Conheça todos os detalhes do hotel de Salvador que reúne luxo a história com uma boa dose de Jorge Amado #ferapalace #hotel #viagem #travel #trip #luxo #salvador #bahia #brasil

Uma publicação compartilhada por Rafaela Borges (@rafaelatborges) em

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.