Kia e Hyundai fazem recall de mais de 500 mil carros nos EUA

Recall das sul-coreanas Kia e Hyundai nos Estados Unidos foi motivado por causa de risco de incêndio no motor

Kia Soul
Crédito: O recall envolve 378 mil Kia Soul produzidos entre 2012 e 2016, por causa de risco de incêndio no motor. Foto: Kia/Divulgação

Kia e Hyundai, marcas sul-coreanas que pertecem ao mesmo grupo, anunciaram recall nos Estados Unidos por causa de risco de incêndio. A convocação conjunta afeta 378 mil unidades do Kia Soul, produzidos entre 2012 e 2016, além de 155 mil unidades do Hyundai Tucson (2011 a 2013) e Kia Sportage (2011 e 2012).

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

+ E que tal esse recall inusitado da Honda nos EUA?

De acordo com a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), autoridade de segurança viária dos EUA, o motor 1.6 do Kia Soul pode se incendiar. A razão é uma possível “combustão anormal”, causada por excesso de temperatura dos gases de escape. Isso resultaria em fratura do bloco do motor, com consequente vazamento de óleo e possível incêndio.

O reparo consiste em reprogramar o software que gerencia o motor (ECU) e substituir o catalisador, se houver necessidade. O mesmo vale para os demais componentes do motor.

Tucson e Sportage

Hyundai Tucson e Kia Sportage, que compartilham a mesma plataforma e mecânica, também estão sendo chamados por causa de risco de incêndio. Porém, a razão é outra. Foi detectado possível vazamento de óleo pelo cárter.

Possivelmente, na montagem, não teria sido aplicado selante suficiente na junta entre o bloco do motor e o cárter. Por isso, se o carro funcionar por longos períodos com vazamento de óleo, o motor pode sofrer problemas por causa da falta de lubrificação. E pode até mesmo pegar fogo.

Os fabricantes não detalharam como pretendem sanar a falha. Provavelmente, a solução está na substituição do cárter, ou numa vedação melhor da junta.

Ainda não há informações se o recall vai alcançar as unidades vendidas no Brasil.


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais


Notícias relacionadas