No Conservatoire, espaço que a Citroën mantém em uma fábrica desativada nos arredores de Paris, há muitas relíquias. E nenhuma delas chama tanto a atenção quanto um trio de exemplares do 2CV.
No local, que não é aberto ao público, há inclusive um exemplar do DS no qual Charles De Gaulle, um dos maiores líderes da história da França, sofreu tentativa de atentado. Porém, o par de 2CV representa um capítulo importante na história da resistência francesa durante a Segunda Guerra Mundial.
O 2CV pode ser considerado o carro francês que desafiou Adolf Hitler. Antes de explicar por que, tenho de contar a vocês um capítulo da história do Fusca.
O carro alemão, um dos mais queridos da história do Brasil, foi encomendado por Hitler a Ferdinand Porsche. O líder alemão queria que a Alemanha tivesse o “carro do povo”.
Esse é o significado, inclusive, da palavra Volkswagen. Carro é wagen, em alemão. E Volks, povo.
O contrato entre Porsche e o governo alemão para o desenvolvimento de um carro robusto e barato foi assinado em 22 de junho de 1934.
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VOLKSWAGEN FUSCA
Criado por Ferdinand Porsche, o Fusca nasceu para ser um carro popular ao povo alemão e seguiu a mesma lógica por aqui e ganhou o coração do brasileiro. Em 1959 ele começava a ser produzido por aqui e foi direto até 1986. Ele voltou a ser produzido em 1993 e saiu de linha de vez em 1996. Da sua mecânica surgiram vários projetos, como a Brasília, Variant II, SP2, entre outros. Ele ganhou gerações modernas, como o New Beetle e o Fusca, em 2011.
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FIAT UNO
Entre os carros mais queridos da história do Brasil, o Fiat Uno tem lugar cativo no coração de muitos brasileiros. O modelo que começou a ser produzido em 1984 teve muitas e variadas versões. Uma das mais lembradas é a Turbo. O nome segue em linha, porém o Uno 'original' com formato de botinha e estepe no motor deixou de ser produzido em 2013
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CHEVROLET OPALA
O Opala foi o primeiro carro de passeio da Chevrolet no Brasil, em 1968. O modelo era baseado no Opel Rekord, modelo oferecido na Europa. Ele teve muitas versões e reestilizações durante a sua vida, que perdurou até 1992. O modelo teve motores quatro e seis cilindros e deu origem a uma família, com o sedã, cupê e perua Caravan
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FORD GALAXIE
Sinônimo de requinte e conforto, o Galaxie foi o primeiro carro produzido pela Ford no Brasil em 1967. Grande, caro, espaçoso e confortável, o modelo tinha ainda uma versão mais luxuosa, que atendia apenas por Landau e com a qual o carro foi até o final da vida no Brasil, em 1983.
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VOLKSWAGEN GOL
Presente até hoje na vida dos brasileiros, o Volkswagen Gol segue firme no mercado. O modelo que teve a missão de substituir o Fusca como o carro popular da marca, chegou às lojas em 1980 ainda com motor a ar e formato quadradinho. Hoje, na quinta geração, o modelo segue em breve para a sexta, que será produzida sobre a mesma base do VW Polo. Assim como o Opala, ele deu origem a uma família que teve modelos como a perua Parati, a picape Saveiro e o sedã Voyage. Uma das mais cultuadas versões é o esportivo GTI, que estreava a injeção eletrônica no País
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FORD ESCORT
Um dos carros mais populares da Ford no País, o modelo veio da divisão europeia da companhia. Ele viveu de 1983 a 2004 e veio para substituir o Corcel. Entre as versões básicas e mais completas, a marcante foi a esportiva XR3, que teve até opção conversível.
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VOLKSWAGEN KOMBI
Produzida sem interrupções entre 1950 e 2013, a Kombi era o carro oficial das grandes famílias no Brasil. Sua versatilidade como veículo urbano de carga e boa capacidade, a deixou em linha com variações da primeira geração até o final da vida. Sua maior mudança foi a chegada do motor 1.4 refrigerado a água, necessidade para atender as emissões de poluentes. Em 2013, ela não atenderia a necessidade de ter air bags e freios ABS e deu adeus
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CHEVROLET MONZA
Assim como o Opala, o Monza era uma derivação de um projeto da Opel, o Ascona. Ele foi produzido no Brasil de 1982 a 1996. Durante esse período era um dos carros mais modernos e luxuosos à venda no País. Na passagem de Michael Jackson pelo Brasil foi o carro usado pelo astro da música pop. Teve motores 1.6 (versão hatch), 1.8 e 2.0. Saiu de linha para a chegada do Vectra
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VOLKSWAGEN SANTANA
O Volkswagen Santana foi produzido no Brasil entre 1984 e 2001. O modelo teve motores 1.8 e 2.0 durante sua vida. Ele começou apenas com duas portas e depois ganhou quatro. Uma das versões mais emblemáticas foi a Executive, que tinha aerofólio e rodas BBS douradas, em 1989, além da injeção eletrônica
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CHEVROLET ASTRA
O Astra foi produzido no Brasil entre 1997 e 2011. O modelo também era um produto do braço europeu da GM, a Opel. Ele chegou antes como importado, em 1994, vindo da Bélgica. O hatch chamava atenção pelo estilo esportivo. Ele teve também uma versão sedã, com a traseira pronunciada. A versão mais marcante foi o GSi, que tinha motor 2.0 a gasolina de 136 cv apenas na variante hatch.
2CV, o anti-Fusca
Um dos principais objetivos do Fusca foi desenvolver a indústria alemã. A França, porém, não deixou por menos: quase simultaneamente, também trabalhava em um carrinho popular para chamar de seu.
Foi aí que surgiu o projeto do 2CV, concebido pela Citroën. O carro também é conhecido como o Fusca francês, ou o anti-Fusca.
O projeto começou em 1934, com a coordenação do engenheiro Pierre Jules Bounlanger, e batizado de TPV. Essa é a sigla para Toute Petite Voiture, ou veículo muito pequeno, em português. Outro líder do projeto foi André Lefèbvre.
Os primeiros 250 protótipos do TPV foram produzidos em 1939. Porém, veio a Segunda Guerra Mundial, e o projeto foi paralisado.
Segredo enterrado
Em dezembro de 1940, a Alemanha invadiu a França, em ocupação que duraria até 1944. Para os franceses, era fundamental manter em segredo das tropas de Hitler o projeto do carro popular local.
Assim, foram enterrados diversos protótipos TPV, por toda a França. A maioria, no entanto, foi destruída.
Os protótipos enterrados levaram anos e anos para ser recuperados. Em 2004, foram encontrados os primeiros, de um total de cinco.
Três desses protótipos, no mesmo estado em que foram encontrados, estão no Conservatoire, junto ao DS de De Gaulle e muitos outros carros que marcaram a história da França.
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Sucesso mundial
O 2CV não tem, entre os brasileiros, o apelo do Fusca. Ele nunca foi vendido aqui. A Citroën só chegou ao Brasil após a reabertura das importações de carro, em 1991, um ano depois do fim do carrinho.
Porém, o 2CV foi um grande sucesso mundial. Apresentado em 1948, durante o Salão do Automóvel de Paris, ele foi lançado logo depois.
Além da França, foi produzido em países como Bélgica, Reino Unido, Eslovênia e Portugal. Marcou também sua história na América do Sul – foi feito na Argentina e no Uruguai.
O fim da produção ocorreu em 1990. Em 42 anos de fabricação, o 2CV teve cerca de 5 milhões de unidades vendidas.
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