Pela primeira vez desde seu lançamento, o Polo, da Volkswagen, foi superado em vendas por seu maior rival em um resultado trimestral. Lançado em novembro de 2017, o hatch compacto nunca tinha ficado atrás do Argo no acumulado de três meses.
Isso até o primeiro semestre de 2019. No período, o Polo ficou abaixo de seu resultado convencional (leia mais a seguir). Já o Argo foi um dos destaques do mercado.
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RADIADOR
O radiador, no passar dos anos, continua o mesmo e de outras maneiras o sistema de arrefecimento tem sido melhorado, especialmente para carros de alto desempenho
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CHAVE DE SETA
Elas ficaram mais robustas, tem formato diferente, mas contiuam do mesmo jeito no quesito função.
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DESEMBAÇADOR
O desembaçador traseiro também não mudou desde que foi implantado. O sistema que garante a visibilidade, especialmente no vidro traseiro, continua sendo feito de filamentos que são aquecidos para tirar do vidro o embaçado que surge em dias frios ou de chuva
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CINTO DE SEGURANÇA
Desde que foi desenvolvido em 1959 por Nils Bohlin, funcionário da Volvo, a evolução do cinto de segurança foi a implantação do sistema autoretrátil, utilizado até hoje. No mais, patentes de tecnologias, como um air bag no próprio cinto, foram divulgadas, mas não entraram em produção, mantendo o sistema, que é importante na segurança dos ocupantes, sem alterações, porém ainda eficiente
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LIMPADOR DE PARA-BRISA
Com 104 anos de existência, o limpador de para-brisa mantém a sua essência inalterada. O sistema que retira o excesso de água do para-brisa para que o motorista possa enxergar durante a condução em tempo chuvoso ainda é o mesmo - com uma haste com borracha na ponta e que precisa ser trocada a cadadoze meses ou 10 mil km rodados
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MACACO
Outro item que não muda com o passar dos anos é o macaco. Com a utilidade de levantar o carro para a troca dos pneus em caso de furos, o componente não teve alterações ou inovações que sejam revolucionárias. O macaco tem diferentes tipos, mas mantém o mesmo padrão se tratando do que pode ser carregado no carro, tem uma rosca sem fim que serve para levantar ou retrair as partes retirando o carro do chão.
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LUZES DE LEITURA
As luzes de leitura poderiam fazer a frase "time que está ganhando não se mexe" real. Centralizadas, ou em dois pontos, um à frente e outro para o banco de trás, elas não mudaram ou apresentam inovações. Podem estar ligadas, desligadas e ligar ou não com a abertura das portas. Ajudam a encontrar chaves, documentos e moedas dentro do veículo. A maior ainda não adotou LEDs
Polo no 1º trimestre
No acumulado de janeiro a março de 2019, o Polo foi o décimo carro mais emplacado no Brasil. Na comparação com o ano passado, o VW perdeu quatro posições – havia sido o sexto mais vendido em 2018.
Com isso, o hatch da VW ficou atrás do Argo. O modelo da Fiat foi o sétimo mais vendido no primeiro trimestre de 2019, ante sua nona posição no ano passado.
No primeiro trimestre, o Polo somou 15.327 unidades vendidas. O Argo teve 16.235 emplacamentos.
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Vantagem do Argo
A principal vantagem do Argo foi obtida em fevereiro. Naquele mês, o modelo da Fiat teve vendas diretas expressivas e obteve seu melhor resultado histórico (desde seu lançamento, em maio de 2017).
Ele obteve o quarto lugar no ranking de emplacamentos, enquanto seu principal rival foi nono. Em fevereiro, as vendas do Argo totalizaram 6.674 exemplares. A vantagem ante o VW, cujos emplacamentos foram de 4.812 unidades, foi maior que a obtida em todo o terceiro trimestre.
Vantagem do Polo
Em março, porém, o Volkswagen voltou a ficar à frente do Argo. Ele teve 5.082 exemplares comercializados e foi o nono carro mais emplacado do País.
O Argo teve uma boa queda ante fevereiro, ficando em março com a 12ª posição no ranking dos mais vendidos. No entanto, seus emplacamentos não foram muito distantes dos obtidos pelo Polo (somaram 4.643 unidades).
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E o Yaris?
O modelo da Toyota chegou em meados do ano passado com a missão de concorrer com Argo e Polo. Porém, até agora o hatch Yaris não conseguiu abalar os dois modelos. Ao menos, não a ponto de tirá-los da lista dos dez mais emplacados.
Além disso, o Toyota não conseguiu ainda entrar na lista dos vinte mais vendidos do Brasil. Em março, foi o 25º mais emplacado. Ficou atrás, inclusive, de seu “irmão”, o Yaris Sedan.
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