Durante o mês, eu venho acompanhando o desempenho do Chevrolet Onix Plus no mercado de novos. O modelo estreante vinha em um ritmo de crescimento muito forte. Minha aposta é que ele ultrapassaria o Ford Ka Sedan, para se tornar líder dos três-volumes compactos, na última semana de outubro.
Pois, nesta sexta-feira (25), vieram duas surpresas de uma vez. O Onix Plus foi mais rápido que o esperado para cumprir a previsão. Ele não apenas ultrapassou o Ka Sedan, como simplesmente abriu uma vantagem de cerca de mil unidades.
De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), de 1º a 24 de outubro foram vendidos 5.100 unidades. Do Ka Sedan? 4.101.
A segunda surpresa é que o Onix Plus não lidera apenas o segmento de sedãs médios. Ele lidera toda a categoria de três-volumes.
No início da semana, contei que o Corolla, em nova geração, havia conquistado essa posição. E que dificilmente seria ultrapassado.
Grande engano. O Onix Plus também deixou o Toyota para trás. O sedã médio somou 4.954 exemplares vendidos.
Vídeo da semana: Tudo sobre o Audi Q8
Próximos passos do Onix Plus
O que ocorreu nos últimos dois dias foi uma disparada no ritmo de emplacamentos do Onix Plus. Eles estavam rápidos, mas em uma média de 300 unidades ao dia.
Nos dias 23 e 24, a média diária foi de 700 unidades. Isso pode ser explicado por uma entrega de diversas unidades para um grande cliente – como uma locadora, por exemplo. Isso costuma aumentar a média diária de emplacamento.
LEIA TAMBÉM
Essa confirmação virá no encerramento do mês, quando forem divulgados dados sobre a participação das vendas diretas nos emplacamentos do modelo – que, de acordo com algumas concessionárias, tem filas de espera.
E, se assim for, é possível que o ritmo de emplacamentos diminua nos próximos dias, mas não permitindo uma aproximação do Ford Ka Sedan.
Ou seja: o Chevrolet Onix Plus é um caso raro de modelo que já estreou na liderança de seu segmento.
Outros destaques
Com o resultado dos últimos dois dias, o Chevrolet a sétima posição no ranking de carros de passeio (sem a soma dos comerciais leves). Ele está a 68 exemplares do sexto colocado, Jeep Renegade.
A liderança é do Onix. O Ford Ka é segundo colocado e, nos últimos dias, vem barrando o avanço do HB20, modelo que reagiu após o início das vendas da nova geração.
Há dois dias, o HB20 se mantém cerca de mil emplacamentos atrás do Ka. Ainda dá para alcançar, mas não será tão fácil quanto o modelo da Hyundai deu a entender em seus primeiros dias de venda.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.