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Ferrari terá mais dois SUVs elétricos além do Purosangue
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Ferrari terá mais dois SUVs elétricos além do Purosangue

Marca italiana está desenvolvendo novos utilitários esportivos que serão totalmente elétricos, enquanto o Ferrari Purosangue será híbrido

Diogo de Oliveira, Especial para o Estado

04 de jan, 2021 · 4 minutos de leitura.

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Segundo a revista britânica Car Magazine, o Ferrari Purosange estreia em 2022 com mecânica híbrida
Crédito:Car Magazine/Andrei Avarvarii
Assim deve ficar o Ferrari Purosange, primeiro SUV da marca italiana

Ao que parece, a Ferrari não terá apenas um, mas três SUVs em sua gama de supercarros nos próximos anos. É o que relata uma reportagem especial da revista britânica Car Magazine. A fábrica de Maranello está preparando dois outros SUVs além do Purosangue, que será o primeiro utilitário da marca. Detalhe: a dupla vai ser totalmente movida a eletricidade.

Segundo a reportagem, os SUVs são indicados pelos códigos F244 e F245. Ambos serão desenvolvidos a partir do Purosangue, que responde pelo código F175. Ou seja, os três modelos vão compartilhar a mesma plataforma derivada do GTC4Lusso. A principal diferença do Purosangue em relação aos novos SUVs é a mecânica da dupla, que será 100% elétrica.



Quatro motores

Os detalhes ainda são escassos. Contudo, os ingleses da Car garantem que a plataforma dos SUVs da Ferrari vai acomodar até quatro motores elétricos com potência combinada de 610 cv. Da mesma maneira, a suspensão é um ponto determinante do projeto e deverá ter amortecimento a ar, permitindo também ajustar a altura conforme a necessidade.

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Varryx/Youtube

Primeiro SUV em 2022

Na reportagem, a revista Car confirma o que já havíamos previsto no Jornal do Carro. Previsto para estrear entre o fim de 2021 e o início de 2022, o Ferrari Purosangue terá uma opção eletrificada.

Entretanto, segundo executivos da marca, o modelo não decepcionará os fãs mais puristas. Isso porque o SUV deve adotar o V8 biturbo de 610 cv e 77,3 kgfm da versão mais simples do GTC4Lusso. E caso queira mostrar aos fãs que o seu SUV é fiel às raízes, o Purosangue pode receber o poderoso 6.3 V12 aspirado de 690 cv e 71 kgfm.


SUV da Ferrari usará a mesma plataforma do GTC4 Lusso (Ferrari/Divulgação)

GTC4Lusso serviu de mula

Com motor central-dianteiro e quatro assentos (configuração 2+2), o cupê GTC4Lusso serviu, portanto, como “mula de testes” do Purosangue. Isso ocorreu porque o superesportivo tem a configuração de chassi prevista para o SUV, além de trazer a mecânica que equipará o utilitário da Ferrari.

Lançado em 2016, o cupê de duas portas saiu de linha em setembro de 2020, para abrir espaço para o Purosangue na linha de produção da fábrica de Maranello. O SUV da Ferrari estreia em definitivo em 2022, para concorrer com Lamborghini Urus, Maserati Levante e Porsche Cayenne Coupé.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.