Ao que parece, a Ferrari não terá apenas um, mas três SUVs em sua gama de supercarros nos próximos anos. É o que relata uma reportagem especial da revista britânica Car Magazine. A fábrica de Maranello está preparando dois outros SUVs além do Purosangue, que será o primeiro utilitário da marca. Detalhe: a dupla vai ser totalmente movida a eletricidade.
Segundo a reportagem, os SUVs são indicados pelos códigos F244 e F245. Ambos serão desenvolvidos a partir do Purosangue, que responde pelo código F175. Ou seja, os três modelos vão compartilhar a mesma plataforma derivada do GTC4Lusso. A principal diferença do Purosangue em relação aos novos SUVs é a mecânica da dupla, que será 100% elétrica.
Quatro motores
Os detalhes ainda são escassos. Contudo, os ingleses da Car garantem que a plataforma dos SUVs da Ferrari vai acomodar até quatro motores elétricos com potência combinada de 610 cv. Da mesma maneira, a suspensão é um ponto determinante do projeto e deverá ter amortecimento a ar, permitindo também ajustar a altura conforme a necessidade.
Primeiro SUV em 2022
Na reportagem, a revista Car confirma o que já havíamos previsto no Jornal do Carro. Previsto para estrear entre o fim de 2021 e o início de 2022, o Ferrari Purosangue terá uma opção eletrificada.
Entretanto, segundo executivos da marca, o modelo não decepcionará os fãs mais puristas. Isso porque o SUV deve adotar o V8 biturbo de 610 cv e 77,3 kgfm da versão mais simples do GTC4Lusso. E caso queira mostrar aos fãs que o seu SUV é fiel às raízes, o Purosangue pode receber o poderoso 6.3 V12 aspirado de 690 cv e 71 kgfm.
GTC4Lusso serviu de mula
Com motor central-dianteiro e quatro assentos (configuração 2+2), o cupê GTC4Lusso serviu, portanto, como “mula de testes” do Purosangue. Isso ocorreu porque o superesportivo tem a configuração de chassi prevista para o SUV, além de trazer a mecânica que equipará o utilitário da Ferrari.
Lançado em 2016, o cupê de duas portas saiu de linha em setembro de 2020, para abrir espaço para o Purosangue na linha de produção da fábrica de Maranello. O SUV da Ferrari estreia em definitivo em 2022, para concorrer com Lamborghini Urus, Maserati Levante e Porsche Cayenne Coupé.