Faltando cerca de um mês para o lançamento, o SUV Fiat Pulse começa a circular em testes finais pelo Brasil já praticamente sem camuflagem cobrindo a carroceria. É o que mostram os flagras recentes do modelo. O seu design foi revelado na final do reality show Big Brother Brasil (BBB21), no início de maio, mas as imagens mais pareciam projeções. Nas novas fotos, é possível ver um pouco como o Fiat Pulse é na “vida real”.
Nesse sentido, o SUV entrega um tamanho muito similar ao do hatch Argo, no qual o Pulse foi projetado. Ou seja, o modelo será um dos menores SUVs do mercado. Contudo, vai estrear uma nova plataforma, batizada de MLA, que é uma evolução da arquitetura MP1 usada por Argo e Cronos. Essa base utiliza mais aços de alta e ultra resistências, pode receber recursos de assistência à condução e até ser eletrificada no futuro.
Fiat já produz SUV em Betim
O lançamento do Fiat Pulse está previsto para agosto, com entregas a partir de setembro. Entretanto, por causa da escassez de chips, a marca italiana tem sido cautelosa e diz apenas que o SUV chega no 2º semestre. Nos flagras do @pulseclube, do jornalista Jorge Moraes, e do @freireneto, do jornalista Freire Neto, ambos no Instagram, o modelo roda em carroceria final.
Por sinal, na última semana, a Fiat promoveu um evento na fábrica de Betim, em Minas Gerais, para celebrar os 45 anos da unidade que é a sede da montadora no Brasil. A cerimônia coincidiu, assim, com o início da produção das primeiras unidades (ainda “pré-série”) do SUV Pulse no complexo mineiro, tal como mostra a foto abaixo.
Motor 1.0 turbo e câmbio CVT
A Fiat ainda guarda algumas novidades para o lançamento, e uma delas é o inédito motor 1.0 GSE turbo flexível, forte candidato a ser o 1.0 turbo mais potente do mercado brasileiro. Estima-se que a potência fique entre 120 cv e 130 cv. Dessa forma, pode ultrapassar os 128 cv do motor 1.0 TSI da Volkswagen. Atrelado a ele, estará câmbio automático do tipo CVT.
Contudo, ainda não é o momento de aposentar os motores aspirados. Assim, o 1.3 Firefly, de até 109 cv e 14,2 mkgf, deve equipar as versões de entrada do novo SUV, cujo preço promete beirar os R$ 100 mil. Assim, o Fiat Pulse promete ser um utilitário de volume, para brigar pela liderança da categoria, que tem o Jeep Renegade como atual líder de vendas.
Nova plataforma MLA
Embora o design lembre um pouco o Argo, o Pulse herdará poucos elementos do hatch. A marca italiana apresentou a nova plataforma modular MLA, na qual montará o SUV. Essa arquitetura foi desenvolvida com foco na segurança e na conectividade. Por isso, é esperado que o utilitário tenha boa avaliação no futuro crash-test do Latin NCAP.
Na comparação com o Argo (2,52 m), o SUV terá só 1,1 cm a mais de entre-eixos. Contudo, no que depender da montadora, a ideia é afastar os dois, e desvincular os modelos. Importante lembrar que o Pulse vinha sendo referenciado como “SUV do Argo”. Mas, segundo a Fiat, o novo modelo herda apenas algumas peças de chapas do hatch.
Pulse será “conectado”
Sobre conectividade, o Pulse oferecerá a plataforma Fiat Connect Me, que permitirá operações remotas via aplicativo no celular, smartwatch ou por meio de assistente virtual, como ligar e desligar o motor, ou travar e destravar as portas à distância. A multimídia do SUV terá um chip da operadora TIM com Wi-Fi a bordo e outros serviços conectados.
Por meio do App My Uconnect, a tecnologia fornecerá dados sobre manutenção do carro e notificará o proprietário com alertas de condução e de suspeita de furto, por exemplo.
Menor entre-eixos, mas muitos rivais
Até o momento, sabemos apenas que o SUV terá o menor entre-eixos da categoria, de 2,53 metros. Para efeito de comparação, o Nivus e o Tiggo 3X oferecem 2,56 m e 2,55 m, respectivamente. O Fiat Pulse vai concorrer com sobretudo com SUVs de entrada e modelos com motor 1.0 turbo, como Chevrolet Tracker e a dupla da Volkswagen Nivus e T-Cross.