Os carros elétricos estão em alta no Brasil, e a Volkswagen não vai ficar de fora desse mercado. Um mês após apresentar pela primeira vez no País os modelos ID.3 e ID.4, a marca alemã convidou o Jornal do Carro para conhecer a dupla de elétricos ao vivo.
Por ora, esse primeiro contato foi no estúdio dentro da fábrica da montadora na rodovia Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP) – e, portanto, sem test drive.
Tanto o hatch ID.3 quanto o crossover ID.4 estão em fase de clínicas com clientes – e mesmo com a imprensa especializada. Mas a expectativa é de que o primeiro deles chegue às lojas brasileiras até meados de 2022, ou seja, dentro de poucos meses.
Já o ID.4 virá na sequência, inaugurando a classe de SUVs elétricos que ainda está em formação entre as marcas generalistas. Até agora, somente a JAC Motors oferece um SUV compacto 100% elétrico no Brasil, o e-JS4.
Como são o ID.3 e o ID.4
Construídos na plataforma MEB, que serve aos carros elétricos do Grupo Volkswagen, todos os modelos ID têm baterias instaladas sob o assoalho. Segundo a marca alemã, isso permite melhor aproveitamento da cabine. Nesse sentido, o espaço destinado ao motor a combustão fica livre. Para se ter ideia, o ID.3 tem dimensões externas equivalentes às do Golf, mas com espaço interno similar ao do Passat.
Por ora, a Volkswagen não anunciou especificações – até porque tudo depende de estudos e testes. Contudo, a depender da versão, os ID podem entregar potências entre 145 cv e 299 cv. A autonomia, dessa forma, pode variar de 330 km a 550 km. Além disso, com a recarga rápida, é possível recuperar 80% da energia após 30 minutos plugado na tomada.
Outra característica é que os elétricos da linha ID são conectados à internet e recebem atualizações remotas – não há necessidade de recorrer às concessionárias. Por dentro, o hatch ID.3 e o SUV ID.4 são modernos e contam com head-up display, bem como com outras duas telas Full HD para o quadro de instrumentos e a central multimídia.
ID.3 chegará primeiro
O hatch ID.3 é o atual carro elétrico de entrada da Volkswagen e, portanto, o modelo ideal para encarar todos os últimos lançamentos da categoria no Brasil, como Fiat 500e, Mini Cooper S E e Peugeot e-208 GT, além de Chevrolet Bolt e Nissan Leaf. Em agosto, o modelo da marca alemã foi o elétrico mais vendido da Europa, superando o Tesla Model 3.
No Brasil, o segmento de carros elétricos ainda está em formação. Há poucos modelos disponíveis, todos com preços acima de R$ 150 mil, que é o valor pedido no chinês JAC e-JS1, o carro elétrico mais barato do País. Isso não vai ser diferente com a nova linha ID. Quando chegar às lojas daqui, o Volkswagen ID.3 certamente não será barato.
Dificilmente o hatch da Volkswagen custará menos que seus concorrentes diretos. Só para citar, o Fiat 500e tem preço de R$ 239.990, mesmo valor de partida do Mini Cooper elétrico. Já Peugeot e-208 GT é um pouco mais caro, por R$ 244.990. E o novo Chevrolet Bolt está em pré-venda por R$ 317 mil. É esperar para entender a estratégia da alemã.