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Gasolina caríssima inspira novos memes na internet; veja como poupar
Manutenção

Gasolina caríssima inspira novos memes na internet; veja como poupar

Reajuste de 18,8% feito pela Petrobrás no preço da gasolina faz consumidores enfileirarem carros nos postos de combustíveis pelo País

Diogo de Oliveira

11 de mar, 2022 · 9 minutos de leitura.

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gasolina memes
Maior alta da gasolina em cinco anos rende novos memes na internet; preços terão reajuste parrudo
Crédito:Montagem/Jornal do Carro/Reprodução/Internet

Os brasileiros fazem fila nos postos de combustíveis pelo País desde o início desta quinta-feira, 10 de março. O motivo é a alta de 18,8% no preço da gasolina que a Petrobrás vende às refinarias, e de 24,9% no óleo diesel. O reajuste chega catapultado pela Guerra na Ucrânia e pelos dois meses de congelamento de preços. Por isso a corrida para encher os tanques.

Trata-se do maior reajuste no valor dos combustíveis desde 2016. E esse aumento logo chegará aos consumidores. Segundo números da Federação Nacional dos Postos de Combustíveis (Fecombustíveis), o preço médio do litro da gasolina vai passar dos atuais R$ 6,57 para cerca de R$ 7,02. Já o diesel vai subir de R$ 5,60 para algo como R$ 6,48 o litro.

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Personagem Carminha, de Adriana Esteves na novela Avenida Brasil, da TV Globo, aparece em montagem feita a partir do vídeo que viralizou nas redes sociais com mulher protestando em posto de combustível lotado (Reprodução/WhatsApp)

Novos memes

Uma das formas de o brasileiro lidar com o aumento dos combustíveis são os famosos memes da internet. Desde ontem, surgiram várias novas imagens que, assim, tentam tratar do tema com bom humor. Em uma delas, temos o vidro do perfume fictício “Gota de Gasolina”, da “Shell”. Noutro, o boneco Caco, dos Muppets, lê uma receita para fazer gasolina caseira.

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Já o meme abaixo revela o sentimento ao pagar tão caro pelo litro da gasolina. Bem como nos outros combustíveis, como diesel e etanol. A imagem compara os preços a órgãos importantes do corpo humano.

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Meme compara preços dos combustíveis a valiosos órgãos do corpo humano (Reprodução/WhatsApp)

Ainda é possível economizar com combustível?

Para ajudar nessa missão, o Jornal do Carro traz a seguir algumas dicas básicas que podem ajudar a poupar gasolina. Nesse sentido, é de conhecimento geral que tais preços servem apenas como base. Em um simples giro pela capital paulista, é possível, então, encontrar postos que já vendem gasolina comum a R$ 6,99/R$ 7. Ou seja, tem muito dono de posto de combustível se aproveitando da situação, e “enfiando a faca” no consumidor, sobretudo em bairros mais nobres da cidade.


Preço gasolina memes
Neste outro meme, a brincadeira é com o chef turco Nusret Salt Bae Reprodução/WhatsApp

Alguns cuidados importantes

Para o consumidor, é difícil driblar os altos preços dos combustíveis. Assim, a saída é tomar medidas preventivas. Dentre delas, a manutenção adequada do veículo e o estilo de condução mais sensato, sem acelerações bruscas, por exemplo.

Antes de qualquer coisa, fique de olho no combustível que está comprando. Preste atenção na qualidade da gasolina que coloca no tanque do carro. Quanto melhor é, mais alto será o rendimento do motor. Não há necessidade de usar combustível aditivado. Basta que ele não seja “batizado”, e, portanto, tenha a qualidade exigida pela ANP.


Preço gasolina memes
Reprodução/WhatsApp

Calibrar os pneus é fundamental

Outra dica é encher os pneus. Quanto mais murchos, maior o atrito com o piso, e, assim, maior o esforço do motor. Portanto, mantenha a calibragem em dia e verifique, de preferência, semanalmente. E atenção: a checagem deve ser feita sempre com os pneus frios.

Da mesma forma, a manutenção do veículo é essencial. Isso evita situações como, por exemplo, filtro de ar sujo, que reduz a admissão de ar no motor – e o faz gastar mais. Certifique-se de que cabos e velas de ignição estejam em pleno funcionamento. Afinal, a má queima resulta em desperdício de combustível e, consequentemente, maior consumo.

Preço gasolina memes
Reprodução/Instagram

Os filtros interferem na qualidade da mistura levada à câmara de combustão. Ou seja, é preciso substituir assim que necessário. Sempre respeite os prazos indicados no manual do fabricante. O alinhamento da direção, por exemplo, deve ser feito a cada 10 mil km – ou se o veículo sofrer danos ou trafegar, com frequência, por vias irregulares. Rodas desalinhadas elevam o atrito e, portanto, afetam o consumo.




Peso extra desnecessário

Também conhecido por “peso morto“, os quilinhos extras precisam ficar de fora do carro. Nada de levar objetos de um lado para o outro sem necessidade. Afinal, peso exige maior esforço do motor. O porta-malas, de preferência, deve permanecer vazio.

Na hora de dirigir, nada de sair fritando pneus, fazendo manobras bruscas e freando agressivamente. Dirija de forma tranquila. Isso, afinal, ajuda a economizar de combustível. Mantenha acelerações graduais, tente se antecipar à frenagem (aliviando o acelerador com antecedência) e evite “esticar” marchas. Realize trocas em faixas em rotação médias. Quanto maior o giro do motor, mais combustível será injetado.

Preço gasolina memes
Reprodução/WhatsApp

Por fim, nunca é demais lembrar que, pela manhã, não é necessário esperar o motor esquentar. Exceção apenas para os automóveis equipados com carburador. E, mesmo em dias de calor, evite dirigir com as janelas abertas na estrada. A ação aumenta a resistência aerodinâmica e eleva o consumo, por causa da corrente de ar que entra no habitáculo. Por outro lado, não abuse do ar-condicionado. O equipamento também aumenta o consumo de combustível.

Abasteço com gasolina ou etanol?

Se ainda assim não estiver satisfeito e preferir abastecer com etanol, sempre mais barato, lembre-se de fazer a conta para descobrir o que vale mais a pena. Basta um cálculo simples.

Preço gasolina memes
Reprodução/WhatsApp

Para saber se a gasolina está mais vantajosa que o etanol (ou vice-versa), divida o valor do litro de etanol pelo do litro da gasolina. Se o resultado for igual ou inferior a 0,7, a vantagem é do etanol. Resultados superiores a 0,7 indicam que vale mais a pena abastecer com o derivado do petróleo. Isso acontece porque, com a gasolina, o motorista pode ter mais autonomia com a mesma quantidade de combustível.

Na prática, se um veículo tem média de consumo de 10 km/l com gasolina e 7 km/l com etanol, a gasolina será 43% mais econômica. Nesse sentido, com um tanque de 50 litros, o carro abastecido com gasolina percorrerá 500 km. Já com etanol, andará só 350 km. Então, faça as contas!


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Testes de colisão validam a segurança de um carro; entenda como são feitos

Saiba quais são os critérios utilizados para considerar um automóvel totalmente seguro ou não

03 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Na hora de comprar um carro zero-quilômetro, muitos itens são levados em conta pelo consumidor: preço, complexidade de equipamentos, consumo, potência e conforto. Mas o ponto mais importante que deve ser considerado é a segurança. E só há uma maneira de verificar isso: os testes de colisão.

A principal organização que realiza esse tipo de avaliação com os automóveis vendidos na América Latina é a Latin NCAP, que executa batidas frontal, lateral e lateral em poste, assim como impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes. Há também a preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, ou seja, pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Os testes de colisão são absolutamente relevantes, porque muitas vezes são a única forma de comprovar se o veículo tem alguma falha e se os sistemas de segurança instalados são efetivos para oferecer boa proteção”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP.

As fabricantes também costumam fazer testes internos para homologar um carro, mas com métodos que divergem do que pensa a organização. Furas destaca as provas virtuais apresentadas por algumas marcas.

“Sabemos que as montadoras têm muita simulação digital, e isso é bom para desenvolver um carro, mas o teste de colisão não somente avalia o desenho do veículo, como também a produção. Muitas vezes o carro possui bom design e boa engenharia, mas no processo de produção ele passa por mudanças que não coincidem com o desenho original”, explica. 

Além das batidas, há os testes de dispositivos de segurança ativa: controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, detecção de pontos cegos e assistência de faixas. 

O resultado final é avaliado pelos especialistas que realizaram os testes. A nota é dada em estrelas, que vão de zero a cinco. Recentemente, por exemplo, o Citroën C3 obteve nota zero, enquanto o Volkswagen T-Cross ficou com a classificação máxima de cinco estrelas.

O que o carro precisa ter para ser seguro?

Segundo a Latin NCAP, para receber cinco estrelas, o veículo deve ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos e, no mínimo, dois airbags frontais, dois laterais ao corpo e dois laterais de cabeça e de proteção para o pedestre. 

“O carro também precisa ter controle eletrônico de estabilidade, ancoragens para cadeirinhas de crianças, limitador de velocidade, detecção de ponto cego e frenagem autônoma de emergência em todas as suas modalidades”, revela Furas.

Os testes na América Latina são feitos à custa da própria Latin NCAP. O dinheiro vem principalmente da Fundação Towards Zero Foundation, da Fundação FIA, da Global NCAP e da Filantropias Bloomberg. Segundo o secretário-geral da entidade, em algumas ocasiões as montadoras cedem o veículo para testes e se encarregam das despesas. Nesses casos, o critério utilizado é o mesmo.

“Na Europa as fabricantes cedem os carros sempre que lançam um veículo”, diz Furas. “Não existe nenhuma lei que as obrigue a isso, mas é como um compromisso, um entendimento do mercado. Gostaríamos de ter esse nível aqui na América Latina, mas infelizmente isso ainda não ocorre.”