A versão 2022 da tabela do Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro (PBVE) já traz os dados de consumo da nova linha 2023 da dupla Polo e Virtus. Os compactos da Volkswagen receberão uma reestilização até o início do segundo semestre, com lançamento previsto para agosto. E a renovação virá com o motor 1.0 turbo flex de três cilindros que equipava o Up TSI. Inclusive, ele terá o mesmo desempenho, com até 105 cv de potência e 16,8 mkgf de torque com etanol, bem como virá com o câmbio manual de cinco marchas.
Com as novas versões 170 TSI, a Volkswagen vai adequar Polo e Virtus aos novos limites de emissões do Proconve L7, o que vai melhorar o consumo dos dois compactos. O plano, por sinal, era que o hatch e o sedã fossem os carros 1.0 turbo flex mais econômicos do País. Mas a tabela do Inmetro entrega que o sedã Chevrolet Onix Plus continuará com o menor consumo. Ele faz 16,9 km/l com gasolina na estrada com câmbio manual de 6 marchas.
Polo faz até 16,5 km/l com gasolina
Os números obtidos pelos novos VW Polo e Virtus vêm na cola da linha Onix. O hatch da Volkswagen faz até 16,5 km/l com o combustível fóssil em ciclo rodoviário. Já na cidade, o consumo é de 13,8 km/l. Com etanol, as médias ficam em 11,6 km/l e 9,6 km/l, na ordem. No caso do Virtus, a tabela do Inmetro indica duas versões, uma manual e outra com câmbio automático de seis marchas. E o sedã rende o mesmo que o Polo no trânsito urbano.
Com gasolina, o Virtus 170 TSI tem médias de 16,3 km/l na cidade e de 13,8 km/l na cidade – mesmo com terceiro volume da carroceria. E com o combustível vegetal, faz médias de 11,4 km/l e 9,6 km/l. Já na versão com câmbio automático, o sedã percorre 15,6 km/l e 12,4 km/l com gasolina, na mesma ordem. E 11 km/l e 8,7 km/l com etanol no tanque.
Com esses resultados, tanto o Polo quanto o Virtus recebem Nota A de consumo na categoria, e nota B no ranking geral, que soma os carros híbridos e elétricos. Estes têm maior eficiência energética nos cálculos do Inmetro, que são feitos em megajoules por quilômetro (MJ/km). Por exemplo, o novo VW Polo tem um consumo energético de 1,42 MJ/km. Enquanto isso, o Toyota Corolla Cross híbrido apresenta consumo de 1,31 MJ/km.
Polo e Virtus vão mudar visual
O VW Polo é um dos hatches mais esperados de 2022. No geral, o modelo ganhará o visual atualizado do europeu e ficará bem similar à oitava geração do hatch médio Golf, que ainda não veio ao Brasil. Mas, as mudanças não serão só estéticas. Além visual externo, com leve redesenho dos faróis e lanternas, o compacto deve abandonar o motor 1.0 MPI flex de até 84 cv, que ficará para o Polo Track. Assim como o 1.6 MSI flex de até 117 cv com câmbio automático.
Assim, terá o novo 1.0 170 TSI como opção de entrada, com câmbio manual. E, mais acima, virá com o 1.0 turbo TSI atual, que gera até 128 cv e 20,4 mkgf de torque conectado ao câmbio automático. Já o Polo GTS 1.4 turbo de 150 cv pode não chegar agora.
Vale dizer que o Polo 2023 será peça importante para a Volkswagen, que vem enfrentando tempos difíceis no mercado, com vendas em queda. Dessa forma, ao que parece, o compacto trará novidades importantes na cabine, como um novo cluster para os comandos do ar-condicionado, além do volante que estreou no crossover Nivus, bem como a central multimídia VW Play com tela de 10 polegadas, que enfim terá internet própria.